ITABIRA (MG) – Com a experiência exitosa do programa Guarda Subsidiada da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Itabira foi premiada durante o 4° Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do Suas realizado na cidade de Curitiba, no Paraná. Ainda, a moeda social eletrônica Facilita e o Facilita Trabalho também receberam destaque no congresso. A secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, representou o município durante o evento, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho.
Ao todo, 260 participantes estão no congresso representando 86 municípios. De acordo com a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, apenas sete experiências exitosas foram premiadas, categoria em que o programa Guarda Subsidiada foi selecionado. O programa é destinado às vítimas de maus tratos, violência sexual, abandono e outras violações de direitos.
“O programa Guarda Subsidiada foi lançado no atual governo e prevê acolhimento em famílias ampliadas, extensas ou afetivas de crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência que estejam em situação de violação de direitos. O município oferta pagamento de subsídio financeiro a essas famílias do programa para evitar o acolhimento institucional (abrigos)”, explicou a secretária.
Itabira também foi reconhecida pelas políticas públicas de combate à pobreza, a moeda social eletrônica, Facilita, e sua extensão para geração de renda, o Facilita Trabalho. Entre as sete experiências demonstradas durante o congresso, a Facilita e o Facilita Trabalho receberam destaque na apresentação de pôsteres.
“A moeda Facilita atende às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza com a concessão do benefício financeiro para ser gasto na rede credenciada de estabelecimentos comerciais. Pode-se comprar produtos do gênero alimentício, higiene pessoal, de limpeza e gás de cozinha. Já o Facilita Trabalho, contrata 150 beneficiárias da moeda para trabalhar na Prefeitura e estudar no contraturno”, concluiu Nélia Cunha.
De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, cerca de R$20 milhões foram destinados à Secretaria Municipal de Assistência apenas em 2023. Atualmente, segundo ele, o município é responsável por 92% dos recursos investidos em programas e projetos da pasta.
Fonte e fotos: Prefeitura de Itabira