BELO HORIZONTE – Um homem de 33 anos foi preso suspeito de importunação sexual contra uma adolescente de 16 anos dentro de um ônibus da linha 30 (estação Diamante) nesta quarta-feira dia 20 de setembro de 2023, em Belo Horizonte. Ele teria mostrado o próprio órgão genital para a vítima. A Polícia Militar (PM) foi acionada, e os envolvidos foram encaminhados para a delegacia.
A adolescente relatou para a PM que o suspeito estava sentado ao seu lado no banco do ônibus com o zíper da calça aberto. Em determinado momento, ele começou a mostrar o próprio órgão genital para ela, enquanto usava uma mochila para tentar despistar a importunação sexual.
A mãe da adolescente, que estava em pé, percebeu o crime e registrou parte do ato em vídeo. Em seguida, comunicou sobre a importunação sexual para outros passageiros, que contiveram o suspeito. A PM foi acionada, e o homem desceu do coletivo na avenida Amazonas.
O homem nega que tenha cometido importunação sexual. Em depoimento, ele disse que ingeriu bebida alcoólica e que entrou no ônibus com destino ao trabalho. Também afirmou que seu zíper estava aberto, mas que não quis mostrar o órgão genital para a adolescente.
Ele também disse ter sido agredido por outros passageiros, mas dispensou atendimento médico. A mãe da adolescente nega que as agressões tenham ocorrido.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) afirmou que orienta aos motoristas que reportem essas ocorrências para as autoridades. O sindicato também afirma que todos os cerca de 2,5 mil ônibus da frota municipal têm o botão do assédio, mecanismo que possibilita o acionamento das autoridades a partir do próprio coletivo.
Importunação sexual – O crime de importunação sexual é previsto no artigo 215-A do Código Penal Brasileiro e consiste na prática de ato libidinoso (de caráter sexual) contra a vontade de alguém, sem sua autorização. A pena prevista para o crime de importunação sexual é de reclusão de 1 a 5 anos.
Fonte e foto: O TEMPO