ITABIRA (MG) – Cinco cães da raça pit bull foram resgatados na manhã de terça-feira, dia 1º de julho de 2025, em Itabira, após operação da Polícia Civil de Minas Gerais que apura crime de maus-tratos. A ação foi realizada pela Delegacia Regional de Itabira, após denúncia da Secretaria Municipal de Zoonoses.
Segundo a investigação, os animais — uma fêmea adulta e quatro filhotes — estavam abandonados em um imóvel sem higiene, alimentação ou água, e dependiam de vizinhos que, eventualmente, jogavam comida por cima do muro. A responsável pelos cães seria uma mulher que residia no local com autorização do proprietário do imóvel, mas não foi encontrada durante a operação.
A Polícia Civil, sob coordenação do delegado Alessandro Fabiano de Oliveira Ribeiro, constatou as condições insalubres do local com apoio da perícia. A Secretaria de Zoonoses resgatou os animais, que foram encaminhados para atendimento veterinário, onde permanecerão internados para tratamento.
Ainda segundo o relatório, havia uma abertura na casa por onde a cadela adulta acessava a rua, causando medo entre moradores da região pelo risco de ataques, já que se trata de um animal de grande porte.
A suspeita do crime segue foragida. Um inquérito foi instaurado para apurar a materialidade e a autoria dos maus-tratos.