JOÃO MONLEVADE (MG) – Na manhã de segunda-feira, dia 18 de novembro de 2024, alunos da Escola Municipal Eugênia Scharlé participaram do plantio de 46 mudas, na mata localizada atrás da escola.
A iniciativa integra o projeto “Bosque do Amanhã”, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), que capacita professores para replicar os conhecimentos em sala de aula. Há dois anos, a escola participa do programa com a professora de Ciências, Kátia Maria Pirchiner de Castro. Nessa etapa, cada aluno plantou uma muda de espécies frutíferas e nativas, como ameixa, jambo, acerola, pata-de-vaca, romã e graviola.
O prefeito interino Fabrício Lopes destacou a importância do projeto para conscientização ambiental. “Cada dia mais, a Escola Eugênia Scharlé dá o exemplo de como cuidar do meio ambiente. Vocês são o futuro, podem ser líderes amanhã com consciência ambiental. Cuidar do meio ambiente é fundamental, pois sem ele não há vida. Hoje, vocês estão plantando vida”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, relembrou um recente incêndio na região, ressaltando que o plantio serve tanto para conscientização quanto para a recuperação da área. “O Bosque do Amanhã traz aos alunos a percepção de cuidar do meio ambiente. Após vivenciarem o incêndio, eles agora participam da reconstrução, saindo da teoria para serem agentes conscientes e participativos do programa”, ponderou.
Fonte e fotos: Prefeitura de João Monlevade