JOÃO MONLEVADE (MG) – A Prefeitura de João Monlevade inaugura o Centro de Educacional Infantil (Cemei) Padre Henriques, uma conquista significativa para a comunidade local. A cerimônia está marcada para as 17h, na rua Cristiano Guimarães, 100, no bairro José de Alencar.
O Cemei Padre Henriques, que tem como propósito atender a cerca de 200 crianças com idades entre 0 e 3 anos, em dez turmas. Com uma equipe de 50 servidores, incluindo diretor, orientador pedagógico, supervisor pedagógico, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, monitores de creche e dez professores, a unidade foi projetada com foco na inclusão, contando com estrutura adaptada, como sala multiuso, tanque de areia com brinquedos e banheiros acessíveis.
O projeto, planejado em 2012, teve suas obras iniciadas em agosto de 2016, utilizando recursos federais. No entanto, devido à lentidão nos repasses, a administração do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), optou por investir recursos próprios para garantir a conclusão da construção. O valor total da estrutura é estimado em aproximadamente R$ 1,9 milhão, proveniente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), somado a cerca de R$ 350 mil em recursos municipais.
A educadora da rede municipal e futura diretora do Cemei, Rita de Cássia Lima Braga, destaca que o Cemei Padre Henriques também contará com um projeto de paisagismo. “Vamos proporcionar um ambiente não apenas educativo, mas também acolhedor e inspirador para as crianças.
O projeto de paisagismo terá início com a incorporação de plantas ornamentais, criando espaços visualmente agradáveis que estimulem a conexão das crianças com a natureza. Além disso, estamos planejando um grande pomar com árvores frutíferas, proporcionando não apenas um ambiente bonito, mas também prático e educativo”, destacou.
Associação de moradores – Em uma reunião realizada na quarta-feira, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, a assessora especial da pasta, Nair de Cássia, e o assessor de Governo, Gentil Bicalho, recebeu representantes da Associação de Moradores do bairro José de Alencar. A entidade cedeu o terreno para a construção do Cemei. O objetivo da reunião foi discutir a contrapartida da Prefeitura para a comunidade, prevista no acordo de comodato. As propostas serão revistas e nova reunião será agendada com todos os membros da associação para atualização do acordo e, então, dar seguimento às melhorias solicitadas pela comunidade para o bairro.
Durante o encontro, o prefeito também ressaltou a importância do Cemei para o bairro, reforçando o compromisso da administração com o desenvolvimento educacional da região. Ele falou sobre a responsabilidade de gestão da sua administração em concluir a construção do Cemei, iniciada em governos passados.
“A conclusão do Cemei é mais do que um compromisso. É um legado que deixaremos para as futuras gerações. Entregamos não apenas salas de aula, mas oportunidades para o conhecimento florescer, para que nossas crianças possam alcançar todo o seu potencial. Essa é a promessa e a missão da nossa administração”, frisou o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, destacando o compromisso contínuo com o desenvolvimento educacional e o bem-estar da comunidade de João Monlevade.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade