BENTO GONÇALVES (RS) – Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atuaram, neste domingo dia 5 de maio, em mais um dia de operação de resgate a vítimas da chuva em Bento Gonçalves, município que está entre os mais afetados pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul (RS). Imagens divulgadas pela corporação mostram a dificuldade de acesso à localidade, que enfrenta risco iminente de deslizamentos.
Em nota, os bombeiros mineiros informaram que trabalharam neste domingo em conjunto com cães farejadores nos locais onde há possibilidade de que vítima estejam soterradas. Outra equipe do Pelotão de Busca e Salvamento atuou na busca, localização e extração de vítimas com transporte aéreo.
Desde que chegaram ao Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (2), 28 militares mineiros atuaram no resgate de ao menos 781 pessoas, conforme anunciou o major Heitor, do Comando Especializado de Bombeiros Militar. Desse total, 431 estavam ilhadas em Bento Gonçalves e foram salvas no sábado (4).
Neste domingo, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou o envio de mais dois helicópteros para auxiliar nas operações de busca e salvamento às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, o que elevou para quatro o número de aeronaves mineiras cedidas para apoio ao Estado gaúcho.
O governo de Minas também anunciou o envio de 20 técnicos da Copasa para ajudar na retomada da operação de estações de tratamento de água, que foram danificadas pelas inundações. O objetivo é que os profissionais auxiliem na manutenção de painéis elétricos e motobombas, além de colaborar no monitoramento do tratamento e qualidade da água.
Fonte: O Tempo