BRASIL – Nesta semana, o contribuinte deve ouvir falar bastante sobre o Imposto de Renda, já que quarta-feira, dia 31 de maio é o dia final para a entrega das declarações de 2023 e também a data em que o primeiro lote de restituições começa a ser pago. Justamente por isso, golpistas estão se aproveitando do assunto em alta para tentar atrair vítimas com um novo golpe do Imposto de Renda, segundo a própria Receita Federal alerta em seu site oficial.
Vítimas estão recebendo um email em que os criminosos afirmam que elas precisam corrigir erros na declaração e, para isso, baixar um arquivo ou acessar um link. A Receita detalha qual é o método utilizado: “Os golpistas estão se aproveitando da situação, informando às possíveis vítimas que foram identificados erros em suas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31/05. Para dar veracidade às suas alegações, eles disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como ‘contribuintes’, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação”.
Ao clicar nos links ou fazer o download dos arquivos que acompanham essas mensagens, a vítima pode expor dados sensíveis ou baixar programas maliciosos capazes de roubar suas informações. A cada hora, pelo menos quatro golpes virtuais ocorrem em Minas Gerais. Só nos dois primeiros meses de 2023, a Polícia Civil registrou 6.067 ocorrências de estelionato por meios digitais no Estado, 5.056 delas consumadas.
A Receita Federal reforça que não envia comunicações por email ou SMS solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Para saber se a declaração caiu na “malha fina” devido a algum erro de preenchimento, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC e seguir os seguintes passos:
selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
na aba “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”;
se a declaração caiu na “malha fina”, é possível fazer a retificação.
Vale lembrar que, neste ano, há novidades no envio da declaração, como no caso de quem investe na bolsa de valores. A Receita isentou da obrigação de declarar quem fez operações de venda de baixo valor ou não teve lucro.
Fonte: O Tempo