BARÃO DE COCAIS (MG) – Quatorze voluntários empenhados em sete ocorrências neste final de semana. Esse foi o saldo do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE), acionado em diversas ocorrências nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2024. Todas as ocorrências foram de incêndios na cidade.
Segundo o presidente do grupo, Uelinton Rodrigues, foram empenhados quatro veículos e um caminhão Auto Bomba (AB) para o combate às chamas, além de carros particulares dos voluntários. Importante destacar que o GRVE é 100% voluntário e trabalha a partir de doações da sociedade.
A semana não começou diferente, ainda na manhã de segunda-feira (2), foram feitos mais três acionamentos ao GRVE. Um para retirada de enxame de abelhas em uma escola. O segundo é um princípio de incêndio no bairro Garcia e o terceiro para a captura segura de um filhote de jacaré no aterro sanitário.
GRVE precisa de doações – O grupo vem trabalhando para conseguir seu primeiro caminhão auto bomba, indispensável na resposta rápida em ocorrências de incêndios e queimadas, tão comuns nesta época do ano. O caminhão tem maior capacidade de armazenar água, o que reduz o tempo de deslocamento em incêndios de grandes proporções. Para tanto, é necessário arrecadar R$ 52 mil para que o veículo esteja apto a atender aos chamados da população cocaiense. Além disso, uma caminhonete também do GRVE não tem condições de rodar por problemas mecânicos.
Os voluntários pedem o apoio de empresas e oficinas da cidade, para a manutenção dos veículos, a fim de que o trabalho do resgate voluntário seja ainda mais eficiente. Importante frisar que o GRVE trabalha em conjunto com a Brigada Florestal Voluntária, para a pronta resposta quando acionados, mas é preciso apoio popular, do Poder Público e de empresas para a continuidade do trabalho.
O grupo disponibiliza a chave PIX para recebimento de doações em dinheiro, de qualquer valor. A chave PIX é o próprio CNPJ da instituição: 13.924.990/0001-04. Empresas ou oficinas mecânicas que queiram ajudar a instituição, que está 100% regularizada e disponibiliza toda prestação de contas, podem entrar em contato pelo telefone (31) 99526-0142 ou ir até a sede do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais, que fica na avenida do Contorno, antiga estação ferroviária.
Fonte: GRVE