SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Um sábado que marcará a vida dos alunos como aprendizado da literatura, ciências e diversidade. Os projetos desenvolvidos nas escolas municipais Ioleide Aparecida Araújo, Maria de Lourdes, Manoel Gonçalves e Centro Educacional reafirmaram a proposta pedagógica da rede de preparar seus estudantes como um todo através do ensino\aprendizagem.
A Mostra Cultural e Científica da Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes (Centro) apresentou resultados de pesquisas, reflexões filosóficas e culturais que promoveram a criatividade, reflexão e investigação sobre temas da grade curricular da rede municipal.
Na Escola de Tempo Integral Ioleide Aparecida (Recreio), a Mostra de Arte transformou a escola em um universo de cores. Nos trabalhos foram abordados a arte contemporânea, os diversos animais e seus habitats naturais, técnicas de pintura e grandes nomes das artes plásticas.
Já a Escola Manoel Gonçalves, além de salas temáticas a equipe reuniu na quadra toda a comunidade escolar para as apresentações dos alunos que expressaram através de teatro, dança e poesia o aprendizado de todo o ano. Eles homenagearam grandes autores e autores da cidade com criatividade e sensibilidade.
E o Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) deu início à Semana da Consciência Negra com a participação do Congado Guarda Nossa Senhora do Rosário do Borges, o qual percorreu a escola mostrando uma das mais populares manifestações artísticas e de fé vinda dos quilombos. Oficina de Tranças, painéis e murais confeccionados pelos alunos ofereceram o ambiente ideal para o respeito à diversidade.
Fonte e foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo