JOÃO MONLEVADE (MG) – A Prefeitura de João Monlevade continua promovendo ações de prevenção e combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya no município.
Dentro dessas ações, foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 23 de outubro de 2024, uma reunião, proposta pela Atenção Primária de Saúde (APS), com as gerentes das unidades básicas de saúde do município. O encontro objetivou promover a sensibilização e propor ações conjuntas de prevenção e combate às arboviroses.
Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, as ações e iniciativas que tratam das arboviroses são de suma importância e o objetivo é que as equipes de saúde do município saiam na frente, se antecipando ao problema. “A nossa meta é sensibilizar, trabalhar as ações, traçar os planejamentos e efetuar os trabalhos de prevenção e combate de forma conjunta e antecipada neste ano. Entendemos que é preciso sair na frente, se organizar, nos prepararmos, principalmente com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, para nos anteciparmos aos problemas e evitar os acontecimentos que tivemos no início deste ano”, afirmou Raquel.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, é preciso chamar a atenção de todos para a questão das arboviroses e o momento é de mobilização social e de orientação às equipes. “Se após um período de seca severa como esse que tivemos ainda estamos registrando casos de dengue em 2024, imagina no período chuvoso? A Visa não cessa suas ações e precisamos intensificar nosso trabalho já, orientando a população sobre a importância do olhar voltado para pequenas questões e hábitos de prevenção. Montamos uma equipe multiprofissional para atuar em conjunto”, destacou Viviane.
Treinamento – Na tarde de quinta-feira (24), os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam em toda a cidade participaram do Treinamento Arboviroses. Realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Carneirinhos, a capacitação orientou os ACSs sobre a prevenção e combate à Dengue e outras arboviroses.
Fonte e fotos: Prefeitura de João Monlevade