SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Militares do pelotão de Polícia de Meio Ambiente de Itabira realizaram operação Piracema e prenderam um homem, apreenderam animais e tralhas de pesca, além de terem aplicado quase R$ 20 mil em multas.
Segundo informações, por volta das 9h desta terça-feira, dia 12 de novembro de 2024, o sargento Adão, sargento Wanderson, sargento Evando e sargento Vinicius foram para a Estação Ambiental do Peti em São Gonçalo do Rio Abaixo, onde realizaram várias abordagens que culminaram em apreensões, multas e uma prisão.
Durante as abordagens foram apreendidos quatro pássaros da fauna silvestre com quatro gaiolas, nove redes de pesca, dois alçapões, um transportador e 21 linhas de espera foram recolhidas.
Nesta operação um homem foi preso e os militares registraram dois autos de infração no valor total R$ 19.666,87.
Saiba mais – A partir do dia 1º de novembro de 2024, iniciou a operação Piracema 2024, quando ficou proibida a pesca, devido ao período de reprodução dos peixes. No intuito de preservar a ictiofauna, a Polícia Militar de Minas Gerais, através do Comando de Policiamento Especializado e com o apoio da SEMAD e IEF, vem desencadeando a “Operação Piracema” em todo o estado de Minas Gerais. Em atendimento às legislações federais e estaduais, o efetivo operacional do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM MAmb) fiscalizará pescadores, peixarias e demais empreendimentos que comercializem pescado.