BELO HORIZONTE (MG) – O cabo Vinícius de Castro Lima morto durante um assalto a uma loja de veículos no bairro Tirol, Região do Barreiro em Belo Horizonte, foi atingido por nove disparos de arma de fogo, segundo a perícia. O laudo inicial apontou que cinco tiros atingiram a cabeça, dois o ombro esquerdo e um em cada perna. A vítima morreu ainda no local.
O crime aconteceu em frente a uma agência de veículos, na tarde de terça-feira dia 21de outubro. O militar estava com dois colegas quando o trio estacionou um carro em frente à loja. Um deles entrou primeiro e, ao perceber o assalto em andamento, voltou correndo e gritou para alertar os demais. Nesse momento, o criminoso saiu do estabelecimento atirando várias vezes contra o policial, que estava na calçada.
Testemunhas relataram que o autor usava blusa verde de time de futebol, calça jeans e capacete, e fugiu logo após os disparos em uma motocicleta Honda Sahara. Antes do crime, o homem havia se passado por cliente, perguntando sobre financiamento de veículos, e chegou a roubar alianças, correntes e celulares das pessoas que estavam na loja. Parte dos objetos foi recuperada posteriormente nas proximidades da agência.
Foto: Reprodução de vídeo / Redes sociais
Funcionários contaram ainda que o mesmo suspeito havia ido ao local cerca de 20 dias antes, também se apresentando como cliente e demonstrando comportamento suspeito.
Durante o tiroteio, três carros estacionados na agência foram atingidos por balas. Após o ataque, o criminoso se abaixou ao lado do corpo do policial e recolheu a arma dele, uma pistola Taurus 9mm, antes de fugir.
Na gravação de 14 segundos, é possível ver que um dos suspeitos, já na motocicleta, acessa a avenida Nélio Cerqueira na contramão para aguardar o comparsa. O segundo suspeito, o garupa, aparece correndo, olha para trás, sobe na moto, e os dois deixam a via rapidamente.
O circuito de segurança de uma concessionária de veículos registrou o momento em que a dupla suspeita de matar um policial militar a tiros fugiu na tarde desta terça-feira (21/10). O agente foi assassinado após, segundo informações preliminares, tentar impedir um roubo. A… pic.twitter.com/Obz7z6x5rJ
— O TEMPO (@otempo) October 21, 2025
O suspeito foi preso horas depois em uma operação policial na BR-381, em Betim. Ele estava armado com uma pistola 9mm com numeração raspada e confessou a participação no crime. O homem, de 27 anos, tinha mandados de prisão por homicídio e roubo, e a motocicleta usada na fuga havia sido furtada no início do mês.
A Polícia Civil investiga a participação de um segundo envolvido e tenta localizar a arma do policial, que não foi encontrada.
Fonte: O Tempo/Lucas Gomes