SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Chegou ao fim o Cidadão Legal 2025! A 13ª edição do evento anual realizado pela Câmara Municipal, proporcionou ações de cidadania, esporte e cultura para a população.
As atividades tiveram início com a 2ª Corrida do Cidadão Legal. Debaixo de forte chuva, 127 participantes completaram o percurso de 5km, com saída da Praça Central, indo até a Rotatória do Una. 56 candidatos foram premiados nas categorias geral, geral morador e por faixa etária, nas modalidades feminino e masculino.
A Praça Central foi o local de apresentações artísticas e estandes para atendimentos à população, com ações educacionais e divulgações de atividades por parte de entidades públicas e privadas do município.
Como exercício de cidadania, a Sede do Legislativo recebeu a população durante todo o dia, para emissões de títulos de eleitor, totalizando 63 atendimentos. Foram 39 emissões de primeiro título de eleitor, 17 transferências, além de sete regularizações biométricas. A ação foi coordenada pelo Cartório Eleitoral.
Aconteceu também o mutirão para emissões de carteiras de identidade. 186 novos documentos foram gerados em ação da Polícia Civil de Minas Gerais. A documentação será entregue no prazo de 30 a 60 dias, no Posto de Identificação do Município, situado na Rua Antônio da Manoela, número 07, bairro Centro.
O Presidente da Casa, Marlon Tulio Pessoa Costa, enfatizou a importância da ação. “Quando em 2009, em minha primeira gestão como presidente da Câmara, criei o Cidadão Legal, eu não tinha ideia da proporção que esse evento tomaria. Hoje o Cidadão Legal se tornou tradição em São Gonçalo do Rio Abaixo e reflete o compromisso desta Câmara Municipal com a cidadania, o bem-estar e a integração da nossa comunidade”.







