SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população do município. O órgão realizou no mês de julho, 35 atendimentos, oferecidos pelos profissionais da Sede do Legislativo Municipal. Dentre as demandas atendidas, houve a realização de uma audiência de conciliação, resultando em acordo entre as partes. Das 35 correções, 19 delas foram resolvidas por meio de contato telefônico ou envio de e-mail com os consumidores recebendo orientação. 16 atendimentos se encontram em situação pendente, aguardando retorno das reclamadas.
Permanecem em aberto, seis demandas de junho, três demandas do mês de maio, quatro demandas do mês de abril e uma referente a fevereiro. As demandas não solucionadas aguardam manifestação por parte das empresas reclamadas.

Diferentemente do mês anterior, a demanda mais requisitada foi relacionada a devolução, troca ou cancelamento de produtos e serviços, superando os atendimentos para cobranças indevidas ou desconhecidas. Confira no gráfico a seguir:
Quanto à devolução, troca ou cancelamento de produto ou serviço, uma situação foi resolvida e dez seguem aguardando retorno das reclamadas.
Dentre as cobranças indevidas, a totalidade dividida por bancos e associações. Quatro demandas foram resolvidas, enquanto cinco aguardam o retorno das reclamadas.
Em relação às demandas de golpes, uma tratativa foi resolvida, enquanto um aguardo retorno das reclamadas.
Todas as tratativas foram resolvidas para consulta de: Situação de CPF; Orientações, esclarecimentos de dúvidas e análise de documentação; e desconto sem benefício do INSS.
As atividades do Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo tiveram início no ano de 2013, em uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com atendimentos no formato online. Desde 2017, o órgão governa a vida própria, com espaço físico e atuação independente, com o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor, Procon na Câmara de São Gonçalo. Desde então, casos incontáveis foram solucionados pelos nossos profissionais.
Fonte e foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo