JOÃO MONLEVADE (MG) – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do seu Setor de Atenção Primária à Saúde (APS), promoveu, ainda dentro da celebração do Outubro Rosa, duas palestras na tarde da última sexta-feira (24) no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves, no bairro José Elói.

Ministradas pela farmacêutica e bioquímica com especialização em Citologia Oncótica, Jussara Starling, as palestras foram sobre o “Outubro Rosa – Prevenção é a Melhor Arma Contra o Câncer”, onde foram abordadas questões como atualização, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e do colo uterino e sobre “Ansiedade – O Mal da Nossa Era”, através da qual a palestrante explanou sobre a ansiedade, abordando os sintomas, causas e tratamentos e promovendo o entendimento e a importância de rompermos os estigmas que dificultam com que as pessoas procurem diagnóstico e acompanhamento.
O evento contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Simone Borba, que deu início aos trabalhos.
A palestrante – Jussara Starling é natural de João Monlevade e também possui MBA em Gestão de Pessoas e RH. Se dedica profissionalmente à área da saúde, com acompanhamento técnico e assessoria sobre controle de qualidade, treinamento e gerenciamento de equipes.
Jussara também é professora e escritora, tendo publicado os livros O planetinha verde e O cabrito e a cerca (infantis) e o livro de crônicas Simples assim, ser feliz passo a passo.

Treinamento – Já na tarde da última quinta-feira (23), o auditório da UBS Antônio Gonçalves foi palco do treinamento sobre sífilis ministrado pela enfermeira da Prefeitura de João Monlevade e Referência Técnica em DST/AIDS, Driele Pereira e pelo farmacêutico Lorenzo Cera Bandeira. A atividade celebrou o Mês de Combate à Sífilis.

De acordo com Driele Pereira, o treinamento levantou a discussão sobre casos clínicos reais de Sífilis e o público alvo foi de enfermeiros da Rede Municipal, com participação de acadêmicos da Unopar. ” É de extrema importância nos reunirmos periodicamente para tratarmos de um tema tão importante para a saúde pública como a sífilis e sífilis congênita”, afirmou Driele.
Fonte e fotos: Prefeitura de João Monlevade





