JOÃO MONLEVADE (MG) – Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, na quarta-feira, dia 27 de agosto de 2025, a presidente da APAE no município, Mércia Pires Cardoso, fez uso da tribuna popular para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Mércia ressaltou que o tema deste ano — “Deficiência não define, oportunidade transforma: inclua a nossa voz”, reflete a necessidade de garantir espaço, voz e vez às pessoas com deficiência. Ela destacou que a APAE tem buscado promover atividades que valorizem a participação ativa dos usuários, como a soltura de pipas e a realização de uma “noite do pijama”, sempre ouvindo os próprios alunos e usuários sobre o que desejam vivenciar.
A presidente também chamou atenção para a importância de compreender que inclusão vai além do acesso à escola, sendo fundamental oferecer condições reais de aprendizado, desenvolvimento e convivência social. “Quando eu tiro a oportunidade da pessoa de ser incluída, eu estou tirando um direito fundamental. Todo mundo tem direito de ser feliz, e precisamos garantir que as pessoas com deficiência se sintam acolhidas e respeitadas em nosso município”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), elogiou o trabalho realizado pela APAE e a dedicação pessoal de Mércia, destacando seu exemplo como mãe de uma criança atípica. “A inclusão tem que ser mais do que uma palavra, precisa ser gestos, atitudes e políticas públicas que garantam a valorização e o respeito às pessoas com deficiência. O que deveria ser extraordinário precisa se tornar normal no nosso convívio diário”, disse.
Fernando também lembrou a parceria da Câmara com a APAE e com o município na implantação do programa de equoterapia, fruto da destinação de R$ 300 mil em sobras orçamentárias da Casa. Segundo ele, o Legislativo continuará buscando recursos e apoiando iniciativas que ampliem ações voltadas para a inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade