ITABIRA
OUTUBRO ROSA
Palestra motivacional com representantes do Pérola de Minas alerta sobre prevenção ao câncer de mama
03/11/2019 às 14:49:11

ITABIRA (MG) - Maria Luíza de Oliveira e Ana Carolina Calabro Queiroga, representantes do Grupo Pérolas de Minas, emocionaram o público que participou da palestra “Se cuidar para prevenir o câncer de mama”. O evento aconteceu na Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, na quarta-feira dia 30 de outubro de 2019 e encerrou a Campanha Outubro Rosa, promovida em parceria com a Acita Mulher, Unimed Itabira e Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Linhares falou sobre a importância da campanha, que faz um alerta para a doença que tem um alto índice de mortalidade. Rosana também disse que o município hoje está preparado para atender aos pacientes, tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Segundo ela o paciente hoje tem a possibilidade de fazer o tratamento em Itabira. A cidade conta com o Centro Oncológico Itabira (COI), um local para acolhimento com assistência e qualidade, atendendo pacientes oncológicos de Itabira e região, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a palestra vários momentos emocionantes, com histórias motivadoras. Ana Carolina contou a sua trajetória na luta contra a doença que em 2019 já afetou cerca de 60 mil mulheres no país. A advogada descobriu o câncer de mama em 2017, quando estava no auge da carreira, cheia de planos para constituir família e viu os sonhos desmoronarem. Após a noticia dolorosa, passou pelo tratamento difícil, mas  com a ajuda da família ela conseguiu se curar da doença.
Maria Luíza contou que teve câncer de mama aos 27 anos, um tipo mais agressivo da doença e que o médico fez um diagnóstico bem pessimista. Fez todo o tratamento necessário e com muita fé e apoio dos familiares, conseguiu superar as fases mais complexas, como a perda dos cabelos. “O cabelo é a moldura do rosto, é muito difícil para nós mulheres perdermos o cabelo”, disse durante a palestra.

Após a cura do câncer de mama, Maria Luiza passou por outras “provações”. Ela teve mais três tipos diferentes de câncer, no intestino, no esôfago e por último linfoma não Hodgkin. De acordo com Maria Luiza os tratamentos foram muito complicados, agressivos. Ela chegou a ficar sem andar, mas com muita fé e sempre com a família apoiando, conseguiu superar a doença.
As duas palestrantes fazem parte do Grupo Pérolas de Minas. O grupo fundado em Belo Horizonte em 2015 com o objetivo de mobilizar ações de apoio às mulheres em tratamento do câncer de mama. São ações simples, que amparam as mulheres neste momento de fragilidade e insegurança. O incentivo vem das histórias de superação. “Nós vencemos, você também vai vencer”, com esta frase Maria Luíza transmite segurança e força para quem ainda está em tratamento.
 

“A minha cura veio através do amor, daí a importância do nosso trabalho voluntário, porque se você ajuda você recebe em troca. Eu tenho muita gratidão pelo grupo” relatou Ana Carolina, que recebeu apoio do Pérolas de Minas e hoje trabalha como voluntária.
As voluntárias realizam visitas em residências e hospitais, fazem acompanhamento em consultas e sessões de quimioterapia, distribuem kits de lenços e pulseira solidária e fazem palestras motivacionais por todo o estado, para alertar da conscientização e prevenção ao câncer de mama, além de contar as suas histórias de superação.

Campanha Outubro Rosa - A Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Acita Mulher, Unimed BH e Secretaria Municipal de Saúde, contou com várias ações durante o mês destinado à conscientização e prevenção do câncer de mama.
No dia 19 foi realizada uma caminhada, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Com muito entusiasmo os participantes saíram da concentração, na Feira dos Produtores Rurais, passaram pela Avenida João Pinheiro com sentido a Praça Acrísio Alvarenga, onde aconteceram diversas atividades.
As principais rádios de Itabira, como a Pontal FM, Nova 93 e Itabira AM, disponibilizaram espaço em suas grades de programação para entrevistas com médicos especialistas, indicados pela Unimed Itabira, para informar e esclarecer a população, quanto a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

 

No dia 22 a Ginecologista, Ana Luiza, palestrou na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, para estudantes do 2º ano do ensino médio. Foi um momento de aprendizado e os participantes puderam tirar dúvidas com a profissional de saúde. E no dia 31 os alunos da Escola Estadual Palmira Morais receberam profissionais de saúde para mais informações sobre a doença.
Fonte e fotos: Acita

 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRÁFICO DE DROGAS
20/02/2020 às 17:09:40 PM de São de Gonçalo do Rio Abaixo apreende maconha e cocaína com suspeitos em praça

TRÁFICO DE DROGAS
19/02/2020 às 16:44:30 Cão Urano da PM localiza maconha na linha férrea próximo ao aglomerado São Bento

TRÁFICO DE DROGAS
19/02/2020 às 16:08:58 Cão Urano da PM localiza cocaína no trajeto da fuga de suspeito de tráfico

QUEBROU O PUNHO
19/02/2020 às 15:29:01 Pastor bate moto em Honda Civic que realizava contorno na avenida Osorio Sampaio

BATEU NA TRASEIRA
19/02/2020 às 14:06:34 Motorista fica ferido após bater carreta na traseira de outra na rodovia MGC-120

TIROS NO PEDREIRA
19/02/2020 às 13:20:46 Fiat Palio usado em tentativa de homicídio no Pedreira foi tomado de assalto em BH

TRÁFICO DE DROGAS
18/02/2020 às 13:58:29 PM apreende adolescente de 17 anos com drogas em casa no bairro Nova Vista









© FATOS DE MINAS 2020. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato