SÃO GONÇALO
SÃO GONÇALO
Alunos do Parlamento Jovem se reúnem para Plenária Regional
14/08/2019 às 18:33:17
SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) - Nessa terça-feira dia 13 de agosto, os alunos do Polo Metropolitano II do Parlamento Jovem Minas se reuniram na cidade de Conceição do Mato Dentro para a Plenária Regional do projeto. No encontro, os estudantes das cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Itabira, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Sabinópolis e Alvorada de Minas discutiram e aprovaram 6 propostas que serão levadas a Plenária Estadual em Belo Horizonte entre os dias 18 a 20 de setembro.
Este ano, o tema trabalhado pelo PJ é “Discriminação Étnico Racial”, dividido em 3 subtemas: Desigualdades Socioeconômicas; Violência por motivo étnico racial e Direito as Identidades e à Diversidade Cultural.  
Durante o primeiro semestre os jovens se reuniram para discutir o tema e participaram de trabalhos de grupo, palestras, dinâmicas entre outros. Cada cidade realizou sua plenária com o objetivo de votar as melhores propostas. Depois, juntos, os jovens priorizaram 6 matérias escolhidas na plenária dessa terça.
Na oportunidade, foram escolhidos 9 estudantes do Polo para representar os jovens na Plenária Estadual. De São Gonçalo, os alunos escolhidos foram Luan Henrique dos Santos e Lucas Afonso Magalhães. Eles irão se encontrar novamente no dia 12 de setembro na cidade de Alvorada de Minas para estudar as propostas que serão levadas a Plenária Estadual.
Ao final da Plenária Regional os estudantes escolheram um tema para levar a votação na Plenária Estadual. O assunto escolhido pelos jovens foi “Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho”. A proposta será votada com todos os jovens participantes do projeto.
PROPOSTAS PRIORIZADAS NA PLENÁRIA REGIONAL
- SUBTEMA 1: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS
Criação de feiras de empreendedorismo em regiões periféricas, com classificação para melhor marketing, ideia mais inovadora, além de cursos aos vencedores e isenção fiscal às empresas patrocinadoras.
 Ampliação da rede de urgência e emergência, que garante que 90% da população deva ter acesso a um dos pontos de atenção da rede com o tempo máximo de 1 hora, seja esse ponto de atenção fixo ou móvel.
 
- SUBTEMA 2: VIOLÊNCIAS POR MOTIVO ÉTNICO-RACIAL
Impedir que o indivíduo que tenha histórico de agressão por motivo étnico-racial assuma cargos comissionados.
 
Criação de um setor nas delegacias de polícia civil e federal para investigação de crimes culturais e delitos de intolerância, bem como a ampliação do disque 156 (canal telefônico especializado em denúncias raciais).
 
SUBTEMA 3: DIREITOS ÀS IDENTIDADES E À DIVERSIDADE CULTURAL
Parceria do governo com instituições solidárias e com OSCIPs para criação do projeto “afro educando”, que tem como objetivo trabalhar nas disciplinas de humanas transversalmente, através de atividades recreativas para empoderamento dos cidadãos.
 
Criação da fundação VIVER (entidade de suporte às vítimas de violência étnico-racial) com tratamento psicológico, capacitação profissional, atividades esportivas, jogos, estudos, alimentação balanceada e atividades que promovam o conhecimento e o autoconhecimento da cultura brasileira oferecendo também atendimento jurídico aos possíveis casos.
Fonte e fotos: Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo 
 

 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SOLIDARIEDADE
21/09/2019 às 14:39:18 Parque de Diversões Corinto entrega mais de uma toneladas de alimentos ao Apae e Lar de Ozanam em Itabira

PROJETO JOVEM QUE LÊ
21/09/2019 às 12:15:51 Projeto cultural desperta interesse pela leitura em crianças e adolescentes

GRUPO TÁTICO RODOVIÁRIO
20/09/2019 às 11:21:35 Polícia Rodoviária de Itabira prende homem com quase dois mil maços de cigarros contrabandeados

TRÁFICO DE DROGAS
20/09/2019 às 10:31:12 Itabirano é preso pela Polícia Civil de Itabira suspeito de participar de trafico de drogas em São Paulo

ARMADOS NO CARRO
20/09/2019 às 09:14:05 Três homens são detidos com uma garrucha dentro do carro em Bom Jesus do Amparo

NASCEU DENTRO DO CARRO
20/09/2019 às 08:59:24 Policiais militares ajudam mãe durante parto dentro do carro em Coronel Fabriciano

FURTO DE HIDRÔMETRO
20/09/2019 às 08:43:03 Homem é preso após furtar hidrômetro de casa em Santa Bárbara









© FATOS DE MINAS 2019. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato