CATAS ALTAS
EDUCAÇÃO EM CASA
Catas Altas orienta pais sobre atividades com os filhos durante quarentena
27/03/2020 às 23:26:56

CATAS ALTAS (MG) - Com as aulas suspensas por ocasião da pandemia do COVID-19, a preocupação de pais em manter uma rotina pedagógica em casa tem ficado cada vez maior.  
Em Catas Altas, a Prefeitura aproveitou para dar dicas do que fazer neste período de quarentena.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Rede, Ariane Hosken de Sá Carvalho, é importante destacar que este não é um período de férias. “Os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado”, destaca Ariane. A coordenadora completa também que é preciso considerar a idade de cada um para adaptar as atividades.

Para os pequenos: leitura e contação de história; brincar de esconder; encaixar peças; construir pistas; experimentar as propriedades dos objetos: quais rodam e quais não, quais flutuam e quais não, quais são duros e quais são moles; jogar bola; dançar; imitar gestos motores e vocais; identificar cores, quantidades e partes do corpo; massinha de modelar; pintura em papel; bingo de letras e números; quebra-cabeça; jogo da memória; fazer colagem; pular obstáculos e rolar.
“Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades”, explica Ariane.

Alunos do fundamental I: explorar a criatividade. Tudo pode ser transformado a partir de um novo olhar. Com lápis, papel e régua é possível esboçar uma planta baixa da casa e convidá-los a repensar os espaços, reorganizando móveis, folhagens e até a decoração. Esse exercício estimula noções espaciais, matemáticas e sociais.
O momento também é ideal para dar um novo destino às revistas, jornais velhos e materiais recicláveis. É possível utilizar as figuras para construir colagens inspiradas nos filmes, músicas e livros preferidos, trabalhando arte, interpretação e conexão de temas, além de leitura, contação de histórias, adivinhas (o que é o que é) e jogos virtuais.
Preparar uma receita com a criança para que ela veja as quantidades, deixá-las escrever listas ou ler rótulos são dicas para auxiliar no processo de aprendizagem. Além de organizar fotografias ou montar álbuns de fotos da família.
Outra dica é escrever um diário, um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, sentimentos e fatos do cotidiano.

Para os alunos adolescentes: manter o foco nas matérias já apresentadas, assistir a vídeo aula, além de optar por boas leituras e produções de textos. Também é possível utilizar aplicativos de realidade virtual para montar a própria rotina de exercícios físicos, realizar pesquisas, assistir bons filmes e palestras.
Segundo a coordenadora pedagógica, é preciso limitar os horários de estudo de acordo com a faixa etária. “Crianças não conseguem concentrar por muito tempo.”
O ideal é priorizar as atividades que envolvam todos da família. “O sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias, segundo o filósofo Jean Piaget”, reforça Ariane.
Fonte: Prefeitura de Catas Altas - Foto: Redes Sociais





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SAIU DA PISTA
02/06/2020 às 19:07:11 Motorista fica preso às ferragens após caminhão capotar na BR-381

CARRETA TOMBADA
02/06/2020 às 17:33:12 Motorista fica ferido ao tombar carreta na MGC-120 em Nova Era

TRÁFICO DE DROGAS
02/06/2020 às 16:44:40 Polícia Militar apreende cerca de 30 quilos de maconha em operação

CARRO INCENDIADO
28/05/2020 às 14:36:34 VW Polo incendeia no estacionamento externo da mina da Conceição da Mineradora Vale

HOMICÍDIO EM ITABIRA
28/05/2020 às 02:24:01 Homem de 32 anos é executado a tiros por motoqueiros no bairro São Cristóvão

HOMICÍDIO EM ITABIRA
23/05/2020 às 18:14:18 Homem de 22 anos é executado a tiros na porta de casa no Eldorado

CRIMINALIDADE
22/05/2020 às 17:59:07 Homem foge após bater moto furtada em poste e deixar revólver cair no chão









© FATOS DE MINAS 2020. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato