SANTA BÁRBARA
SANTA BÁRBARA
Secretaria de Saúde conclui testagem em massa de profissionais da linha de frente no combate ao Coronavirus
22/06/2020 às 16:09:44
SANTA BÁRBARA (MG) - Ao longo das últimas semanas, a Secretaria de Saúde testou todos os profissionais considerados linha de frente, diante deste cenário de Coronavírus. A ação, além de protetiva, se faz necessária como um monitoramento dos servidores da Saúde, diretamente impactados em suas rotinas de trabalho, em um contato mais próximo com a pandemia, em virtude de exercerem atividades na área salutar. 
Ao todo, 205 profissionais, nas funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Atendente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenador de Processos e Serviços, Dentista, Diretor, Enfermeiro, Escriturário, Estagiário, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gerente de Divisão, Médico, Motorista, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional e Veterinário, foram testados. Dois profissionais testaram positivo, entretanto, já estão curados.
ENTENDA COMO FUNCIONA A TESTAGEM PARA O CORONAVÍRUS 
Neste contexto de pandemia, existem três formas de o indivíduo ser testado, no que diz respeito à epidemiologia. São elas, RT-PCR, teste rápido ou sorologia. 
Este tipo de exame é recomendado para pacientes sintomáticos, no início da infecção, identificando o RNA Viral. O período recomendado para coleta é do 3º ao 5º dia de sintomas. 
Assim sendo, o teste não é indicado para os pacientes assintomáticos, visto que, há possibilidade de haver um falso negativo. 
É um exame que identifica os anticorpos (mecanismos de defesa) IgM e IgG e não o vírus em si, indicando, deste modo, que o indivíduo entrou em contato com o vírus. A sua realização é indicada a partir do 8º dia de sintomas. 
Assim como o teste rápido, o teste sorológico verifica resposta imunológica, ou seja, a defesa do organismo em relação ao vírus, a partir da detecção dos anticorpos, IgA, IgM e IgG, em pessoas que tiveram contato com o SARS-COV2. Para maior sensibilidade do teste é recomendada a sua realização pelo menos 10 dias após o início dos sintomas. 
O IgM identifica que o indivíduo está na fase inicial da infecção, havendo a possibilidade de transmissão, mesmo com anticorpos. Já o IgA positivo também indica que o indivíduo está no início da doença e teve contato com o vírus nas últimas semanas. Este anticorpo vem antes do IgM. 
Já o IgG indica que o indivíduo já está na fase final da doença. Isto significa que a pessoa já teve o Coronavírus, mas não transmite mais. 
O paciente suspeito ou testado positivo para a Covid-19 que insistir em sair de casa está cometendo um crime, previsto no artigo 268 do Código Penal, que diz respeito a infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. 
A pena é de um mês a um ano de detenção e multa. É importante esclarecer que muitos casos de Covid-19 podem ocorrer sem sintomas, mas ainda assim devem realizar o isolamento domiciliar, já que também transmitem a doença (mesmo que assintomáticos).
O Ministério da Saúde orienta que os testes rápidos positivos devem ser considerados como casos confirmados. Assim sendo, todos os resultados de exames positivos precisam ser notificados à Vigilância em Saúde, que deve, por sua vez, notificar à Secretaria Estadual de Saúde e divulgá-los em seus boletins diários. Diante disso, os boletins divulgados pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara também trazem esses casos como confirmados.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara 
 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRÁFICO DE DROGAS
10/08/2020 às 15:59:39 PM de Santa Bárbara prende casal e apreende adolescente com drogas no bairro São Bernardo

MOTO RECUPERADA
10/08/2020 às 15:36:50 Moto furtada no Morro Santo Antônio é localizada ás margens da Barragem Santana em Itabira

TRÁFICO DE DROGAS
09/08/2020 às 15:08:04 PM apreende maconha e balança de precisão em casa denunciada por tráfico no Gabiroba

HOMICÍDIO EM NOVA ERA
08/08/2020 às 19:53:59 Homem de 52 anos é morto com golpe de faca durante briga com desafeto

HOMICÍDIO EM SANTA BÁRBARA
08/08/2020 às 18:17:12 Homem de 45 anos registra boletim de ameaça e é executado a tiros em Santa Bárbara

SUSPEITO PRESO
07/08/2020 às 23:08:08 PM prende suspeito de matar concunhado no bairro Fênix minutos após o crime

HOMICÍDIO EM ITABIRA
07/08/2020 às 21:08:28 Homem é executado a tiros no bairro Fênix pelo concunhado









© FATOS DE MINAS 2020. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato