SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Os estudantes de São Gonçalo do Rio Abaixo deram um espetáculo de cidadania e participação. Os membros do Parlamento Jovem (PJ) Minas 2024 apresentaram e votaram os projetos de lei na Plenária Municipal.
Cada aluno teve a oportunidade de expor suas ideias e sugerir proposições, destacando a importância e os benefícios que trariam para a cidade. Os estudantes, que vêm se preparando há meses, elegeram as propostas de melhorias na Educação que mais se destacaram. Entre os destaques, está a criação de um sistema de avaliação constante do desempenho escolar nas escolas públicas.
Os jovens pedem ainda a modernização das ferramentas de ensino, inclusão de tecnologias nos processos escolares e a participação maior dos pais e da comunidade. As matérias aprovadas foram divididas em três subtemas, que incluem manutenção na infraestrutura escolar, políticas de inclusão social e ações para a redução da desigualdade social.
As propostas aprovadas vão ser apresentadas para todo o Polo Médio Piracicaba nos encontros dos Grupos de Trabalho, onde serão analisadas, com a possibilidade de passarem para a fase Regional.
A Plenária contou com a presença do Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT) e representantes dos vereadores Cássio Rodrigues (PV), Flavinho Terra Branca (PDT), Kito Bicalho (PV) e Otávio Tatá (PSDB). Também acompanharam a plenária, os estudantes da E.E. Desembargador Moreira dos Santos, funcionários da Câmara e familiares.
O PJ Minas 2024 – O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e cidadã para estudantes do Ensino médio, em Minas Gerais. Em SGRA, é realizado pela Câmara Municipal e coordenado pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues. É uma iniciativa da Assembleia de Minas, em parceria com a PUC Minas e as Câmara Municipais.
Fonte e foto: Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo