ITABIRA (MG) – As inscrições para o programa “Trilhas de Futuro nas Escolas” terminam no próximo dia 1° de novembro. Ao todo são 9,6 mil vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino com o objetivo de ampliar oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
As inscrições podem ser realizadas por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e as vagas são destinadas a estudantes que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025 e estarão disponíveis em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios mineiros, dentre eles: Barão de Cocais, Ipatinga, Itabira, João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo.
Entre os cursos ofertados estão áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.
O “Trilhas de Futuro nas Escolas” é resultado de uma parceria entre o governo de Minas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG) e foi lançado neste mês de outubro pela Secretaria de Estado de Educação.
Trilhas de Futuro – Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, o Trilhas de Futuro se firmou como uma iniciativa pioneira e referência nacional na oferta de cursos técnicos gratuitos, atendendo estudantes em instituições públicas e privadas.
Com mais de R$ 1,5 bilhão já investidos, o Trilhas de Futuro já formou mais de 50 mil profissionais e capacitou outros 92 mil, distribuídos em 94 cursos diferentes, presentes em 145 municípios de Minas Gerais.
A quinta edição, atualmente em andamento, atingiu um recorde histórico, com mais de 346 mil inscrições para as 40 mil vagas disponíveis e o SENAI-MG também é parceiro do governo no programa.
Fonte: Imprensa FIEMG com informações da Agência Minas