JOÃO MONLEVADE (MG) – A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DAE), inicia no dia 19 de julho de 2025, uma importante obra de instalação dos interceptores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carneirinhos. Os trabalhos se estendem até o dia 3 de agosto, com o objetivo de ampliar o tratamento de esgoto no município, que passará a atingir 60% do volume gerado, representando um marco ambiental na história da cidade.
Para viabilizar a execução dos serviços, algumas intervenções no trânsito serão necessárias. O cronograma foi planejado estrategicamente para o período de férias escolares, momento em que há redução significativa no tráfego de veículos e na circulação de ônibus escolares, contribuindo para minimizar os impactos no cotidiano da população.
No dia 19 de julho, haverá a interdição de um trecho da avenida Wilson Alvarenga nas proximidades da praça Domingos Silvério. Essa interdição se estenderá até o dia 20 de julho, com garantia de retorno no trevo, para minimizar os impactos no tráfego.
Na sequência, os trabalhos avançam com a interdição parcial (meia pista) da rua Joana D’Arc, no bairro Alvorada, avenida Getúlio Vargas e em frente à praça Domingos Silvério. As obras seguirão pelas margens da avenida Getúlio Vargas, passando em frente ao Hotel Central Palace até a rua Sanitária.
Entre os dias 25, 26 e 27 de julho, os serviços serão paralisados temporariamente devido ao Festival Mistura, que será realizado no domingo dia 27 de julho de 2025, na Praça do Povo. A decisão visa evitar transtornos no trânsito e garantir o bom andamento do evento na área central da cidade.
Por fim, no dia 31 de julho, está prevista mais uma intervenção na avenida Getúlio Vargas, também nas imediações da praça Domingos Silvério, para realizar a interligação final dos interceptores. Para causar o menor transtorno possível, esta etapa será executada à noite, a partir das 20h.
Todos os pontos de interdição serão devidamente sinalizados com faixas informativas, e agentes do Settran estarão no local para garantir a organização e a segurança do trânsito.
A Prefeitura de João Monlevade e o DAE solicitam a compreensão e colaboração da população, especialmente dos motoristas e pedem desculpas pelos transtornos temporários.
O diretor do DAE, José Afonso Martins, lembra que “a intervenção é essencial para o avanço do saneamento básico no município, proporcionando melhor qualidade de vida para todos os monlevadenses”.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade