ITABIRA (MG) – Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2025, parte do casarão que dá fundos para a rua José de Grisolia, no Centro de Itabira, começou a cair, devido a obras de retirada de terra sem autorização, ocorridas no ano de 2024, em um terreno particular.
Diante dos riscos, a Prefeitura de Itabira ajuizou uma ação, com pedido de liminar, para que seja autorizada a demolição do casarão de número 194, da rua Tiradentes, no Centro da cidade. A medida é necessária por se tratar de um imóvel particular, localizado em área histórica do município.
O casarão teve sua estrutura comprometida após a execução de uma obra irregular, também em área particular, na avenida Daniel Jardim de Grisolia. A movimentação de terra foi feita sem autorização da Prefeitura de Itabira e está interditada desde janeiro de 2024.
O pedido judicial leva em consideração três laudos, expedidos, respectivamente, a partir de solicitações do Poder Judiciário, Ministério Público de Minas Gerais e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Todos atestam situação avançada de degradação do casarão, risco de desabamento e colapso estrutural.
A demolição controlada é a alternativa mais viável para garantir que o colapso da estrutura não atinja o casarão vizinho ou coloque em risco a integridade de lojistas, moradores e pedestres no entorno.
Paralelo ao processo judicial, o município também prepara um decreto para desapropriação do terreno do casarão. Isso para garantir que o espaço não seja utilizado para fins que estejam em desacordo com o Centro Histórico.
Fonte: Prefeitura de Itabira