JOÃO MONLEVADE (MG) – No último sábado, as monitoras que atuam no sistema de transporte escolar municipal participaram de uma capacitação voltada para o aprimoramento do relacionamento interpessoal entre elas, alunos e pais.
O encontro foi conduzido por Fernanda Lana, responsável por gerir o transporte escolar do município. O foco principal foi destacar a importância do papel das monitoras no contexto educacional e orientar sobre a melhor forma de lidar com situações desafiadoras que podem surgir durante o trajeto.
Um ponto crucial abordado durante a capacitação foi a necessidade de estabelecer um bom relacionamento com os pais e responsáveis, enfatizando que todas as mudanças no serviço devem ser comunicadas pela escola. Essa prática, conforme pontuou Fernanda, evita desgastes desnecessários para as monitoras e garante uma comunicação transparente.
Fernanda destacou também a importância da cordialidade, mesmo em dias difíceis, e incentivou a resiliência das monitoras para enfrentar os desafios que podem surgir. “É do nosso conhecimento o compromisso das monitoras. Agradecemos e pedimos muita resiliência para a conclusão do ano com sucesso e, principalmente, em paz. Em situações adversas, é fundamental orientar os pais a procurar a secretaria da escola para solucionar questões específicas”, destacou.
A presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e Síndromes (Aspaas), a psicopedagoga Simone de Oliveira Barcelos, também participou do evento, enriquecendo o bate-papo com sua experiência.
Simone compartilhou detalhes sobre a criação da Associação e ofereceu orientações práticas às monitoras para lidar de maneira eficaz com crianças autistas. Ela destacou a importância de compreender as necessidades específicas desses alunos.
As monitoras, por sua vez, expressaram suas dificuldades em identificar os estudantes autistas durante o transporte escolar. Elas também enfatizaram a importância dos pais comunicarem claramente a necessidade de cada aluno. Nesse contexto, Simone Barcelos sugeriu uma prática simples, porém eficaz: que os pais identifiquem os alunos autistas com um cordão específico. Além disso, ela lembrou que alguns estudantes já possuem a carteirinha do autista, que facilita a identificação e pode ser utilizada durante o transporte.
Ao final de sua participação, a presidente da Aspaas reforçou a importância da sensibilidade e compreensão no trato com crianças, enfatizando que a colaboração entre pais, monitoras e escola é fundamental para garantir um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais.
Ao final da capacitação, as monitoras se comprometeram a aplicar as orientações recebidas, visando proporcionar um serviço de transporte escolar mais seguro e eficiente.
Também estiveram presentes no encontro a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Nair de Cássia e o auxiliar de tráfego da Enscon, Rafael Veloso.
Ouvidoria do Rota Escolar – Já está em funcionamento no município a Ouvidoria do Rota Escolar. O telefone é o (31) 9 8655-0879, disponível para mensagens de texto e chamadas de voz. Para garantir uma resposta mais rápida, os usuários devem evitar o envio de áudios.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade







