JARAGUÁ DO SL (SC) – Faleceu na noite de quinta-feira, dia 17 de julho de 2025, em Jaraguá do Sul (SC), o médico Ademar Mendes de Souza, vítima de câncer no pulmão. Ele tinha deixado Itabira nos últimos anos, após longa atuação na medicina e na vida pública do município.
Dotor Ademar foi vice-prefeito de Itabira entre 1993 e 1996, na gestão do então prefeito Olímpio Pires Guerra. Também foi vereador (1997–2000), chegando à presidência da Câmara Municipal em 1999.
Na vida pública, destacou-se pelo perfil conciliador e pela defesa da saúde como prioridade de gestão. Atuou para aproximar o atendimento médico das comunidades mais carentes, reforçando os serviços básicos nos bairros.
A filha, Bruna Mendes, também médica, comunicou o falecimento por meio das redes sociais. Dr. Ademar deixa a esposa, Dalva Mendes, dois filhos e duas netas.

O velório ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), na Capela Mortuária Leyer, com sepultamento no Cemitério da Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul.
A Prefeitura de Itabira divulgou nota de pesar e decretará luto oficial de três dias. “Seja na Medicina ou na política, Dr. Ademar será sempre lembrado como um profissional de extrema competência e um homem público que se dedicou à cidade”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.
A Câmara Municipal de Itabira também manifestou pesar pela morte do ex-parlamentar. “Dr. Ademar dedicou sua vida ao serviço público, tendo sido vereador entre 1997 e 2000, e presidido a Câmara Municipal em 1999, com uma gestão marcada por compromisso, ética e zelo pela população itabirana. Também exerceu o cargo de vice-prefeito na administração do prefeito Olímpio Pires Guerra, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade”, diz o comunicado oficial.