ITABIRA (MG) – O período de inscrição para o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), em escolas municipais e estaduais, já começou e encerra em 6 de novembro. O objetivo do cadastramento é encaminhar para matrícula no ano de 2024, os alunos candidatos às vagas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, na Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por formulário on-line, pelo endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Os pais ou responsáveis, ou o aluno, sendo este maior de idade, poderão realizar a inscrição por computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet).
Aqueles que não têm acesso e/ou afinidade com aparelhos digitais e/ou internet, poderão comparecer às escolas estaduais ou municipais, onde terão um computador disponibilizado para realização da inscrição e, se necessário, auxílio de um servidor da unidade.
Deverá se inscrever no SUCEM :
Candidatos (inclusive alunos matriculados e frequentes em instituições de Educação Infantil, públicas ou particulares, legalmente autorizadas) que em 2024 estarão no 1° ano do Ensino Fundamental, com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2024;
Alunos vindos de outras redes que não a Rede Estadual ou Municipal de Ensino de Minas Gerais;
Alunos já matriculados em 2023 em Rede Pública de Ensino de Minas Gerais, mas que a escola atual não oferte em 2024 o nível de ensino que o aluno deverá cursar no ano subsequente;*
Atenção: O aluno matriculado em 2023 no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabira, que oferte o nível de ensino que o aluno deverá cursar em 2024, terá vaga garantida, sendo desnecessário a realização de cadastro.
*O aluno matriculado no 3° Ano da EM Américo Giannetti e EM Água Fresca tem vaga assegurada para o 4° Ano em 2024 no Colégio Municipal Profª Didi Andrade e EM Profª Antonina Moreira, respectivamente, não sendo considerado público-alvo de cadastro no SUCEM.
Os alunos da Rede Municipal, mesmo que tenham garantida a continuidade, mas não pretendem seguir na unidade de matrícula, devem procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME) para solicitar o desligamento, para que possam se candidatar por meio do SUCEM, ainda na primeira fase de inscrições.
Atenção: O aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido, não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, sendo necessário a inscrição para vagas remanescentes em data posterior.
Documentos necessários no ato de inscrição:
Nome completo do aluno;
Data de nascimento;
Certidão Nascimento(Sexo e Naturalidade)/Casamento;
Endereço completo, inclusive o CEP;
Telefone de contato, fixo ou móvel e e-mail, se possuir;
Número da Carteira de Identidade e CPF do aluno, se possuir;
Filiação do responsável legal;
Declaração que ateste deficiência do aluno, se for o caso;
Rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola;
Indicação de até três escolas pretendida, de acordo com a regional;
Informar se há irmão na mesma escola, a fim de possibilitar o encaminhamento conforme critérios da Resolução SEE Nº 4.917, DE 05 de outubro de 2023.
Fonte e foto: Prefeitura de Itabira