ITABIRA (MG) – Na manhã de quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023, o 26º Batalhão da Polícia Militar em Itabira através do Grupo de Intervenções Estratégica (GIE) local, composto por representantes do Ministério Público, da Polícia Civil e da Polícia Militar, convocou a imprensa para apresentar uma prestação de contas em relação aos índices de crimes em Itabira e região de atuação do batalhão.
O evento contou com a presença do comandante do 26º BPM, tenente coronel Fábio Barcelos de Barros, do promotor de Justiça Jorge Victor Cunha Barreto da Silva e do delegado regional Helton Cota Lopes.
Foram apresentados os resultados referentes aos indicadores de homicídios consumados, crimes violentos e de furtos. Para a apresentação dos dados considerou-se o período de 01 de janeiro de 2023 a 31 de julho de 2023, comparado com igual período do ano de 2022.
Os dados foram apresentados em duas formas:
1 – considerando os 11 (onze) municípios que compõem o 26º BPM sendo Itabira, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo;
2 – estratificando somente Itabira que segue a mesma linha de tendência dos demais municípios.
Os resultados apresentados demonstraram uma redução significativa. Considerando o 26º BPM as reduções foram de 61,90% nos crimes de homicídio consumado, 15,43% nos crimes violentos e 20,50% nos crimes de furtos. Em Itabira a redução foi de 61,54% nos crimes de homicídio consumado, 11,82% nos crimes violentos e 18,52% nos crimes de furtos.
Nesses primeiros sete meses de 2023 foram apreendidas 62 armas, sendo 29 em Itabira e 1.633 pessoas foram presas das quais 806 em Itabira. Foram registradas quase 15 mil ocorrências pelas Polícias Militar e Civil na área da Unidade.
O resultado apresentado só foi possível devido à parceria e atuação conjunta entre o Ministério Público, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Onde o objetivo principal é a redução dos indicadores criminais, aumentando a sensação de segurança da Comunidade.
Durante o evento, as forças policiais ressaltaram a importância das denúncias sobre crimes e seus autores, feitas pela comunidade de forma anônima, através dos tri-dígitos 181 e 190, que contribuíram muito para os resultados alcançados.
Fonte: PMMG