JOÃO MONLEVADE (MG) – A secretária de Saúde de João Monlevade, Raquel Paiva Drumond, utilizou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (30), durante a reunião ordinária do Legislativo, para tratar sobre a prevenção e combate à dengue e outras doenças no município. A secretária esteve acompanhada da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio.
A ação integra as diversas iniciativas da pasta para alertar a população sobre a importância de se prevenir contra as arboviroses, como a dengue, a chikungunya e o zika vírus.
Em sua fala, Raquel Drumond afirmou que as ações e iniciativas que tratam das arboviroses são de suma importância e o objetivo é que as equipes de saúde do município saiam na frente, se antecipando ao problema. “A nossa meta é sensibilizar, trabalhar as ações, traçar os planejamentos e efetuar os trabalhos de prevenção e combate de forma conjunta e antecipada neste ano. Entendemos que é preciso sair na frente, se organizar, nos prepararmos, principalmente com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, para nos anteciparmos aos problemas e evitar os acontecimentos que tivemos no início deste ano, em que os números da dengue e outras doenças foram altos”, afirmou Raquel.
Diversas ações – A Secretaria de Saúde tem realizado reuniões com suas equipes, juntamente com a Vigilância em Saúde (Visa) e a Atenção Primária em Saúde (APS), assim como promovido treinamentos, capacitações, debates e palestras sobre o tema, envolvendo diversos setores da administração e da sociedade civil.
Além disso, continua o Serviço de Mapeamento e Tratamento através de Drone, com o objetivo de monitorar e registrar locais com possíveis focos de dengue no município.
Na semana passada, servidores da Vigilância em Saúde (Visa) participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da empresa ArcelorMittal. Na ocasião, foram oferecidas orientações sobre a prevenção e combate à dengue e outras arboviroses, com a distribuição de folderes. Também foram passadas informações de prevenção contra zoonoses em nosso município, como a leishmaniose e a esporotricose.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade