JOÃO MONLEVADE (MG) – A partir da próxima semana, João Monlevade vai contar com um novo local para comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanatos: o Centro de Economia Popular e Solidária.
Localizado na região central da cidade, o espaço possui aproximadamente dois mil metros quadrados e fica na rua do Andrade, nº 191, no bairro José Elói, bem próximo da avenida Wilson Alvarenga.
O imóvel foi alugado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, justamente para esse fim. Ele foi construído e reformado exclusivamente para abrigar os profissionais e trazer mais conforto, comodidade e segurança para a população.
Na tarde de quinta-feira, dia 10 de outubro de 2024, o prefeito Laércio Ribeiro (PT), a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia da Cruz Souza, e o secretário de Obras, Ermelino Mártis, estiveram no local juntamente com representantes da Agricultura Familiar.
Durante uma breve reunião com os feirantes, Ermelino relacionou as obras realizadas no local e frisou que tudo foi feito passando pelo setor de engenharia da Prefeitura em conformidade com as normas de acessibilidade. “Aqui temos banheiros com acesso a cadeirantes e espaço para os empreendedores guardarem seus pertences. Até mesmo o piso foi pensado para absorver a água da chuva e não gerar transtornos aos usuários”, frisou.
Laércio Ribeiro lembrou que a feira começou em João Monlevade há muitos anos, na época do então prefeito Leonardo Diniz. Ele ressaltou a importância desse empreendimento e do investimento da Prefeitura na cidade. “Era um sonho nosso organizar e melhorar a feira para todos. Contem sempre conosco, estamos aqui para administrar juntos. Investir em vocês é incentivar negócios e empregos”, disse.
O novo espaço é todo murado, tem piso de bloquetes, todo cercado, conta com amplo portão, dois banheiros com acessibilidade para cadeirantes e idosos, e espaço multiuso para os feirantes. Conta ainda com pontos de energia, de água e esgoto para as barracas.
A Prefeitura adquiriu ainda dez tendas do tamanho 6x6m que serão usadas para abrigar tanto os comerciantes, quanto os clientes da feira. Um palco fixo e um sistema de som também estão sendo pensados para o ambiente.
A Política de Economia Popular Solidária promove práticas econômicas baseadas na cooperação e autogestão, com foco na geração de trabalho e renda. Apoia cooperativas, associações e pequenos produtores, incentivando a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Thiago Henrique dos Santos, ressalta que o Centro de Economia Popular e Solidária de João Monlevade é essencial para concretizar essa política. “Com infraestrutura adequada para a comercialização de produtos da agricultura familiar e do artesanato local, o centro fortalece o empreendedorismo solidário e gera novas oportunidades de emprego e renda. Além disso, ao proporcionar acessibilidade e conforto para comerciantes e público, o espaço impulsiona a economia local e reforça o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento econômico inclusivo”, assegura Thiago.
Para garantir uma gestão eficiente do local, será realizado um credenciamento, organizando o acesso de feirantes, produtores e ambulantes ao espaço, assegurando que todos tenham oportunidades de participar. As regras de funcionamento do espaço e o formulário de inscrição poderão ser acessados no site: https://pmjm.mg.gov.br/
Inauguração – A inauguração do Centro de Economia Popular e Solidária será no próximo fim de semana com atrações musicais, muito artesanato e gastronomia. Na sexta-feira (18), o espaço vai funcionar das 15h às 22h. A solenidade de inauguração será às 19h, seguida de show com a banda Forró da Casa.
No sábado (19), começa tradicionalmente às 7h e termina às 14h, com show de Rômulo Rás a partir das 12h.
Fonte e fotos: Prefeitura de João Monlevade