JOÃO MONLEVADE (MG) – Na tarde da última sexta-feira (30), a Secretaria de Educação (SME) promoveu uma reunião de gestores da rede municipal de ensino. A atividade reuniu diretores, vice-diretores e representantes da SME para um momento de alinhamento, formação e planejamento que marcou o início do percurso formativo de 2026.
O encontro buscou integrar e fortalecer a atuação das equipes gestoras dos Centros de Educação Infantil (CMEIs) e escolas, abordando pautas com foco no enriquecimento do repertório pedagógico e literário dos gestores, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de vivências. Exemplo disso foi o registro de expectativas e desafios que marcam o começo da gestão, sentimentos que foram guardados em cartas destinadas a uma cápsula do tempo. A proposta da carta é para que, no futuro, esse olhar reflexivo dos gestores contribua para avaliar avanços, repensar práticas e aprimorar as ações desenvolvidas nas unidades escolares durante o ano.
Ao longo da reunião, também foram reforçados e discutidos os 13 Eixos Estruturantes da Política Educacional para a Rede Municipal de Ensino, um conjunto de ações que visa garantir que o ambiente escolar seja, de fato, um espaço de aprendizagem de todos e melhoria contínua. Dentre os principais, estão a Aprendizagem com Foco na Equidade, o Protagonismo Estudantil e a Escola Como Espaço Sociocultural.
Levando em consideração esses objetivos, a secretária de Educação, Alda Fernandes, destacou a importância de ampliar o repertório cultural e literário dos gestores, como forma de qualificar ainda mais o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Segundo ela, “essa ampliação ajuda a entender o outro, porque quando ouvimos opiniões sob um novo olhar, acrescenta para a gente. Acreditamos que, tudo que repassamos aqui, vai reverberar no cotidiano das escolas”.

Dessa forma, é essencial, de acordo com a coordenadora pedagógica Gilmara Mendes, que essas diretrizes sejam vivenciadas e aplicadas no cotidiano, além de estarem presentes nas decisões pedagógicas, administrativas e nas relações com a comunidade escolar. “Os eixos que estruturam nossa política educacional conectam a rede municipal de ensino, por isso é muito importante que eles façam parte de cada um de nós enquanto gestor. Devemos vê-los como uma diretriz para nossa atuação”, afirma Gilmara. Mais do que um encontro informativo, a reunião se consolidou como um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva.





