ITABIRA (MG) – Até que a morte os separe?”. A expressão utilizada por padres durante a celebração de um casamento pode ganhar um novo significado para 24 casais, que toparam dizer sim em uma cerimônia comunitária que aconteceu na noite de sexta-feira, 26 de maio, de 2023, no ginásio poliesportivo da Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (Arfita), que estava com um grande público, próximo de 600 pessoas, entre convidados, padrinhos, amigos e familiares dos casais.
Esta iniciativa foi proposta no ano de 2019, pelo ex-vereador Weverton Júlio de Freitas Limões “Nenzinho”, através do projeto de lei 85/2018 votado na Câmara Municipal de Itabira. Nenzinho se mantém à frente do projeto com toda responsabilidade e compromisso em realizar o sonho daqueles que mesmo em união conjugal, sonharam um dia em oficializar mediante ao registro de cartório civil. Conforme o projeto, para participar do casamento civil sem custos, os casais deverão solicitar junto à Secretaria Municipal de Ação Social, a declaração de hipossuficiência. Os interessados que se enquadrarem nos requisitos serão isentos dos custos do cartório.
O projeto foi incluído no calendário municipal de Itabira, ficando assim que toda última sexta-feira do mês de maio, como o “Dia do Casamento Civil”, garantindo que todo ano haja a realização de uma grande cerimônia de casamento sem custos para os participantes, oportunizando que as pessoas possam concretizar o sonho de casar!
Os casais ansiosos para o início da cerimônia, ficaram postados no gramado do clube, alguns deles ajeitavam as vestimentas, outros para retocarem a maquiagem, teve até aqueles que estavam preocupados e ansiosos com a chegada dos padrinhos que estavam atrasados, enfim um sucesso. Aos poucos eles foram sendo chamados até o centro do evento, onde o juiz de paz Gilson Damiano Moreira juntamente com a chefe do cartório Edna Aparecida Fagundes e o casal padrinho de honra da cerimônia Elias Lima e esposa celebrantes religiosos que puderam abrilhantar ainda mais o evento.
Uma das noivas disse que seu sonho sempre foi mais do que só colocar uma aliança no dedo, ela sempre quis selar a união e o compromisso que existe entre ela e seu marido.