SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Cerca de 653 alunos da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo participam, nos dias 11 e 12 de novembro, das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) — a principal ferramenta de monitoramento da qualidade da educação pública em Minas Gerais.
As provas acontecem no dia 11 de novembro para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, e continuam no dia 12 com a aplicação exclusiva para o 2º ano, que realiza as avaliações em dois dias.
Criado em 2000, o Simave tem como objetivo verificar se os alunos estão desenvolvendo as habilidades esperadas para cada etapa escolar. Os resultados servem de base para planejamentos pedagógicos, formações docentes e políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem, além de comporem os indicadores de desempenho escolar e o cálculo do ICMS Educacional.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, a participação dos alunos é fundamental para o fortalecimento do ensino no município. As informações obtidas com as avaliações permitem à rede identificar avanços, reconhecer desafios e promover ações pedagógicas direcionadas às reais necessidades dos estudantes, garantindo um processo de melhoria contínua da aprendizagem.
Com o engajamento das escolas, professores e alunos, São Gonçalo do Rio Abaixo mostra seu empenho em promover uma educação pública de qualidade, baseada no acompanhamento constante e no aprimoramento das práticas pedagógicas.
Fonte e foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo







