SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – A educação de São Gonçalo do Rio Abaixo cerrou 2025 com mais um motivo importante para comemorar. Alunos do Ensino Fundamental II do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) brilharam mais uma vez em competições de conhecimento, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP).
O resultado final da OBMEP 2025, com a lista de medalhistas e menções honrosas, foi divulgado no dia 22 de dezembro, no site oficial da olimpíada. Ao todo, 25 estudantes do Cesgra foram contemplados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, consolidando o município como referência regional em educação e incentivo ao talento acadêmico.
Entre os destaques, Maysa Vitória Soares conquistou medalha de ouro e também medalha de prata, evidenciando um desempenho excepcional na competição. As medalhas de bronze foram conquistadas por Isabella Cota Ferreira, Renan Pena Magalhães, Emanuele Farias da Silva, Giovanna Rinieri Barbosa Santos, João Pedro Amora F. de Castro, Maria Clara Grigório Kelles, Ester Gomes Bispo, Renan Dias Ribeiro, Lucas Gabriel Soares Vitalino e Iago Artur Ribeiro Duarte.
Na categoria menção honrosa foram reconhecidos os alunos: Emanuele Farias da Silva, Giovanna Rinieri Barbosa Santos, João Pedro F. Amora de Castro, Maria Clara Grigório Kelles, Ester Gomes Bispo, Lara Gomes de Sena, Vinícius Almeida Santos, Pedro Filipe Ferreira de Souza, Gabriel Felippe de Souza Fernandes, Ícaro Silva Barcelos e Sarah de Matos Lana Jorge Utsch.
Nos anos anteriores, alunos premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze na OBMEP, matriculados em escolas públicas, poderiam receber bolsa mensal de R$ 300,00 ao ingressarem no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), iniciativa que estimula ainda mais o desenvolvimento científico e acadêmico dos estudantes.
Educação em destaque em diversas olimpíadas – Ao longo de 2025, os alunos de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram de diversas competições do conhecimento em diversas áreas, alcançando resultados expressivos. Além da OBMEP, os estudantes se destacaram em olimpíadas como:
– Canguru de Matemática
– OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
– OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia
– OBGP – Olimpíada Brasileira de Geopolítica
– ONE – Olimpíada Nacional de Energia
– ONC – Olimpíada Nacional de Ciências
– OIM – Olimpíada Itabirana de Matemática
– OIM – Elas em túrcico
Somadas, essas competições contemplaram mais 51 alunos, reforçando o compromisso da rede municipal com a excelência educacional, o estímulo ao conhecimento e a formação de jovens protagonistas.
Os resultados refletem a dedicação contínua da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo em aprimorar a educação, valorizando alunos, professores e gestores que, juntos, constroem uma trajetória marcada por conquistas, dedicação para um futuro promissor.








