JOÃO MONLEVADE (MG) – Em reunião ordinária realizada recentemente, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Monlevade aprovou, por unanimidade, o inventariamento da Corporação Musical Monlevade.
Com o registro, o grupo se torna um bem imaterial. Sua inclusão entre os bens a serem inventariados foi uma sugestão da Fundação Casa de Cultura ao Conselho de Patrimônio Cultural, que aprovou a indicação considerando sua importância para a cultura e a história do município.
O inventário é uma medida que ajuda na proteção do bem e é etapa necessária para o posterior tombamento (no caso de bens materiais) ou registro, em se tratando de bens imateriais, como é o caso da Corporação.
“Inventariar as corporações musicais e outras entidades das culturas tradicionais faz parte da nossa obrigação e da nossa função como Fundação Casa de Cultura (FCC) e como Departamento de Patrimônio para proteger a história e memórias desses bens, dessas tradições e nos permite ajudá-los cada vez mais na manutenção dessas manifestações culturais”, reforçou a diretora-presidente da FCC, Nadja Lirio Furtado.
Oito décadas de história – A Corporação Musical Monlevade completou, em agosto, 80 anos de existência. Com sede no bairro Belmonte, se apresenta em festividades cívicas, religiosas e culturais em João Monlevade e região, além de todo o estado de Minas Gerais e pelo país, com foco na divulgação da música instrumental e na identificação de talentos musicais.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade






