JOÃO MONLEVADE (MG) – Na última sexta-feira dia 4 de julho de 2025, o Real Esporte Clube foi palco de uma noite de celebração e reconhecimento, quando a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu a entrega de honrarias a 23 pessoas e instituições que se destacaram em diversas áreas e contribuíram de forma significativa para o progresso da cidade.
A cerimônia contou com a entrega de dez títulos de Cidadão Honorário, quatro Filhos Ilustres, oito Diplomas de Honra ao Mérito e um Diploma de Mérito Desportivo. As homenagens foram propostas e aprovadas por unanimidade pelos vereadores da Casa, destacando a importância de valorizar aqueles que dedicam seu talento e esforço para o desenvolvimento do município.
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (Podemos); o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT); a vice-prefeita Dorinha Machado (MDB); o vice-presidente da Câmara, Sassá Misericórdia (Cidadania); o representante do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Diego César Barcellos; a defensora pública e coordenadora local, Dra. Amanda Alves Buere Serafim; e o Conselheiro Subseccional da OAB João Monlevade, Felipe Alves de Oliveira.
Destacando a Importância das Homenagens
Em sua fala, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro parabenizou todos os homenageados, destacando a relevância de suas contribuições para a cidade: “Sabemos que foi difícil a escolha dos homenageados, dado o grande número de talentos que temos no município, mas ela foi feita com muita assertividade. Cada um de vocês merece este reconhecimento. Parabéns a todos!”, declarou o prefeito.
A vice-prefeita Dorinha Machado também fez questão de parabenizar os homenageados, ressaltando a importância de valorizar quem contribui para a construção da cidade. “A trajetória dos homenageados mostra que João Monlevade é feita de gente que acredita, que trabalha e que transforma. Parabéns à Câmara pela iniciativa de reconhecer quem faz pela nossa cidade”, afirmou.
O presidente da Câmara, Fernando Linhares, falou com entusiasmo sobre a satisfação de presidir uma cerimônia tão significativa. “João Monlevade é repleta de talentos que merecem ser reconhecidos. Para nós, é uma satisfação poder conceder estas honrarias. São pessoas e instituições de diversas áreas que representam e transformam João Monlevade em uma cidade acolhedora, hospitaleira e que eu tenho orgulho de viver e de estar como presidente da Câmara”, disse Linhares.
A cerimônia, que também contou com a presença de amigos e familiares dos homenageados, foi marcada por momentos de grande emoção e reconhecimento, ressaltando o trabalho e a importância de cada um para a cidade.
Homenageados
Receberam o título de Cidadania Honorária o empresário Bruno Marques de Oliveira, indicado pelo vereador Marquinho Dornelas; o médico Doutor Enéas Antunes de Oliveira, indicado pelo vereador Dr. Sidney Bernabé; o empresário José Geraldo Rocha, indicado pelo vereador Vanderlei Miranda; o empresário José Sérgio da Silva, indicado pelo veerador Carlinhos Bicalho; servidor público, José Silvério dos Santos (Verinho), indicado pelo vereador Revetrie Teixiera; empresário, Júlio César Silva Martins, mais conhecido como Júlio Caçula, indicado pelo vereador Leles Pontes; a escritora e educadora Luzia Inês Martins, indicada pela vereadora Maria do Sagrado; enfermeira Maria de Lourdes de Assis Alves Nascimento, indicada pelo vereador Bruno Cabeção; médico Doutor Renato Orsini Nunes Lima, indicado pelo vereador Alysson Enfermeiro; e a médica Doutora Solange de Paiva Bichuetti Araújo, indicada por Sidney Bernabé.
Receberam o título de Filho (a) Ilustre, a médica Doutora Ana Carolina Mangini Pinto Coelho, indicada por Marquinho Dornelas; a delegada doutora Camila Batista Alves, indicada por Maria do Sagrado; capitão Bombeiro Militar Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, indicado por Thiago Titó; e a defensora pública Renata Martins de Souza, indicada por Belmar Diniz.
O diploma de Honra ao Mérito foi dedicado a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de João Monlevade e a 17ª Companhia Independente de Polícia Militar de João Monlevade, indicados pelo presidente Fernando Linhares; à Corporação Musical Guarany, indicada por Vanderlei Miranda; empresário Flávio Fernandes Silva, indicado por Carlinhos Bicalho; servidora pública, educadora e pedagoda, Helenita Pinto Melo Lopes, indicada por Belmar Diniz; cantor e artista plástico Josagno Motta Fonseca, indicado por Leles Pontes; gerente José das Graças Teodoro, indicado por Revetrie Teixeira; e ao músico e regente, José Júlio Domingues, conhecido como Julinho, indicado por Thiago Titó.
Por fim, foi entregue o diploma de Mérito Desportivo a atleta de jiu-jitsu Maria Fernanda Souza Machado, indicada por Bruno Cabeção.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade