JOÃO MONLEVADE (MG) – A Câmara Municipal de João Monlevade teve a honra de conceder nesta quarta-feira o Diploma Centenários à senhora Giselda Brandão Soares, que completou 100 anos de idade. A cerimônia, realizada no plenário da Câmara, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades locais.
A entrega do Diploma foi proposta pelo vereador Thiago Titó, que mencionou que é a primeira vez que o Legislativo concede a homenagem a alguém. “Dona Giselda está fazendo história sendo a primeira pessoa a receber esta homenagem. Esta data vai ficar marcada aqui em nosso município”. Ainda em sua fala, Titó ressaltou a importância de reconhecer o exemplo de vida e dedicação de Dona Giselda. “É uma imensa satisfação poder homenagear uma pessoa tão especial como Dona Giselda. Ela é um exemplo de força, determinação e amor pela família. Sua história de vida inspira a todos nós e merece ser celebrada.”
Na oportunidade, Giselda agradeceu a homenagem. “Em primeiro lugar agradeço a Deus pela minha saúde e peço a Ele que conceda saúde a todos para que também cheguem aos 100 anos como eu cheguei”.
O assessor de Governo, Gentil Bicalho, esteve presente na cerimonia representando o prefeito Dr. Laércio Ribeiro. Em seu discurso, ele falou da alegria em participar da solenidade e enalteceu as qualidades da homenageada. “Esta é a primeira vez que esta Casa Legislativa presta homenagem a uma pessoa que completou 100 anos. Alcançar esta idade é uma dádiva de Deus, requer determinação e a Dona Giselda tem muita vitalidade, como demonstra seu currículo. Desejo a ela muitos anos pela frente e que a família continue sempre unida”.
O presidente da Câmara, Fernando Linhares, também fez questão de expressar sua admiração por Dona Giselda. “Em nome da Câmara Municipal e de toda a nossa comunidade, gostaria de agradecer à Dona Giselda e parabenizá-la pela passagem do seu aniversário. Que sua história inspire as gerações futuras a perseguir seus sonhos, a superar adversidades e a construir um futuro melhor para todos”.
Biografia – Dona Giselda Brandão Soares nasceu em 15 de dezembro de 1922, em Itabira. Ela viveu sua infância na fazenda da Damásia, ajudando seus pais nas tarefas domésticas e agrícolas. Estudou até a 3ª série em uma escola próxima à fazenda.
Aos 16 anos, casou-se com Geraldo Fonseca e tiveram 14 filhos. Giselda sempre desempenhou diversas atividades, como produção de rapadura, farinha de mandioca e cuidado com os porcos. Seu marido era marceneiro e produzia móveis de alta qualidade.
Dona Giselda é conhecida por sua animação, participação em festas, jogos de baralho e habilidades com crochê. Ela sempre foi uma figura presente na vida de seus filhos, netos e bisnetos, auxiliando nos cuidados dos recém-nascidos. Superou dificuldades como a perda de entes queridos e um acidente em que quebrou o fêmur aos 94 anos, mostrando sua força e resiliência voltando a andar normalmente. Atualmente, aos 100 anos, Dona Giselda reside em João Monlevade, onde leva uma vida alegre e feliz, apreciando a companhia de seus familiares e amigos.
Fonte e foto: Câmara de Vereadores de João Monlevade