SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Como forma de fortalecimento da proteção às mulheres, uma roda de conversa foi realizada nesta quinta, 21 de agosto, pela Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais. O bate-papo foi comandado pelo Tenente Winder Cassimiro e os Sargentos Luiza e Luigy, membros da RpPM (Rádio-patrulha de Proteção a Mulher).
O encontro teve como público os colaboradores da Casa Legislativa Municipal, e abordou os canais de denúncias para vítimas de violência. Os policiais compartilharam situações vivenciadas todos os dias, no atendimento a mulheres violentadas. A roda de conversa evidenciou o fortalecimento da rede de apoio a vítimas de violência doméstica no município, promovendo informação e empatia para situações de vulnerabilidade.
Foram destacados os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres no cotidiano. Destacam-se a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. É importante ressaltar que a violência contra a mulher pode ocorrer de forma isolada ou combinada, e muitas vezes as vítimas sofrem mais de um tipo simultaneamente. A Lei Maria da Penha oferece mecanismos para coibir e prevenir essas violências, além de garantir proteção e assistência às mulheres.
Estiveram presentes: o Presidente da Câmara, Marlon Tulio Pessoa Costa; o Secretário, Marcio Raimundo Moura Amancio (Marcinho do Bamba); e a Vereadora, Maria de Lourdes Guedes Barros (Lurdinha Guedes).
Fonte e foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo