JOÃO MONLEVADE (MG) – O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) segue avançando no processo de implantação do campus. Nesta semana, o diretor do IFMG em João Monlevade, Leonardo Paiva, acompanhado da professora Ingrid Silveira, esteve no gabinete do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) para alinhar informações sobre a estrutura provisória que abrigará a instituição até a conclusão das obras do campus definitivo, prevista para 2028.
O prédio onde funcionava a Escola Estadual Jenny Faria foi cedido pela Prefeitura para uso temporário do IFMG. A instituição assumiu oficialmente a responsabilidade pelo imóvel em janeiro deste ano, após a entrega formal realizada em 30 de dezembro.
O espaço havia sido utilizado pela Superintendência de Estado de Educação de Minas Gerais por cerca de 20 anos e, após a retirada das mobílias e equipamentos do local, foram identificados problemas estruturais, como infiltrações, piso comprometido, falhas na parte elétrica, deterioração de marcos de portas, além da necessidade de pintura geral e reparos estruturais.
Diante do diagnóstico, antes do início das atividades presenciais, será realizada uma intervenção inicial básica, incluindo pintura, reparos no telhado e adequações na rede elétrica, para garantir condições mínimas de segurança e bem estar dos usuários.
O IFMG iniciou também o processo de contratação de empresa para realizar a reforma do imóvel, que deverá abrigar a instituição pelos próximos anos. Foram investidos aproximadamente R$ 800 mil em equipamentos e mobiliário, que ainda não puderam ser instalados na sede provisória devido às atuais condições estruturais do prédio.
A instituição reforça que não iniciará todas as atividades acadêmicas sem que seja ofertada uma infraestrutura adequada, com segurança predial e condições sanitárias e elétricas regulares, evitando a prática de intervenções improvisadas e garantindo o uso responsável dos recursos públicos.
Frente ao atual cenário, o IFMG ofertará, já no mês de março, algumas ações como cursos de capacitação pelo programa “Mulheres Mil”, voltado à autonomia financeira e inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, e o programa “ Envelhecer nos Territórios”, que capacitará agentes para promoção do envelhecimento digno e saudável da pessoa idosa e com deficiência.
IFMG já é realidade na cidade
O diretor do Instituto em João Monlevade, Leonardo Paiva, ressaltou que a implantação do IFMG no município está em andamento dentro dos trâmites legais exigidos para obras públicas. “O IFMG já existe em João Monlevade. Nós já temos terreno doado, com escritura em nome do IFMG, temos três obras em andamento (restaurante, bloco didático e ginásio poliesportivo), uma sede provisória e um polo de educação a distância que, no final do ano passado, formou 40 pessoas”, pontuou.
Segundo ele, a obra pública é um processo complexo, com rito a ser cumprido. “Nós já temos o recurso, licitamos, contratamos e estamos na fase final de projeto. Não tem como fazer sem projeto, ainda mais quando se trata de uma escola. A obra no Areão está muito bem. São cerca de R$ 25 milhões em obras e equipamentos. O que João Monlevade terá é um campus, e isso exige responsabilidade”, destacou.
A Prefeitura de João Monlevade doou a área para construção do campus, cedeu o imóvel para a sede provisória e reafirma a parceria com o Instituto para viabilizar sua implantação definitiva no município. Para o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, o IFMG representa um projeto estruturante para a cidade. “A construção de um campus do IFMG em João Monlevade é um marco para o desenvolvimento da cidade. Estamos falando de formação de profissionais qualificados, geração de empregos, atração de estudantes e profissionais de outras cidades movimentando a economia local. É um investimento que transforma o presente e prepara o futuro do município. Esse projeto está em andamento, dentro do cronograma planejado”.
A entrega do campus definitivo, em construção na região do Areão, está prevista para 2028, consolidando João Monlevade como polo regional de educação técnica e tecnológica







