JOÃO MONLEVADE (MG) – A Secretaria Municipal de Educação promoveu, no último dia 4, no auditório da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Seminário “Leitura e Escrita: compromisso de todos”, um encontro que marcou o encerramento das ações formativas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
O evento reuniu professores dos anos iniciais das escolas municipais Promorar, Monteiro Lobato, Eugênia Scharlé, Cônego Higino, Cicinha Moura e Germin Loureiro, para uma reflexão e socialização de experiências exitosas na área da alfabetização, do letramento e da produção textual e o encerramento do percurso formativo desenvolvido entre agosto e dezembro, em parceria com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares (Ceale/UFMG).
Durante o seminário, docentes da rede compartilharam vivências em sala de aula que contribuíram para ampliar o engajamento dos estudantes e fortalecer os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Os relatos abordaram metodologias diversificadas, a importância do trabalho com a literatura, os projetos autorais, o uso de diferentes gêneros textuais e estratégias de mediação que promoveram avanços significativos no desenvolvimento dos alunos.
A formação, conduzida pelo Ceale/UFMG, ofereceu aos educadores momentos de estudo, reflexão e troca de experiências, favorecendo o aprofundamento conceitual dos processos de alfabetização, na perspectiva do letramento e da produção textual, buscando qualificar as práticas docentes e aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula. As ações também reforçaram o compromisso da rede municipal com a qualificação docente, com a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem e contribuem diretamente para o avanço da aprendizagem das crianças.
A secretária municipal de Educação Alda Fernandes ressaltou a importância do trabalho colaborativo com as instituições parceiras. “O seminário celebra não apenas o encerramento de um ciclo formativo, mas também os resultados alcançados nas escolas ao longo de 2025”, declarou.








