JOÃO MONLEVADE (MG) – A cidade se prepara para viver a maior edição do Natal de Luz em 2025, um evento que transforma a cidade em cenário natalino e reforça a tradição cultural do município. Nesta 5ª edição, a celebração ganha ainda mais relevância ao adotar um novo modelo de financiamento cultural, que garante sua realização mesmo em um período de restrições orçamentárias. Graças a parcerias estratégicas, a Prefeitura e a Fundação Casa de Cultura asseguram que a magia do Natal continue a movimentar a economia criativa e a fortalecer a participação da comunidade monlevadense.
Neste ano, a decoração natalina contemplará sete espaços públicos: Praça do Povo, Praça 7 de Setembro, Praça Pio XII, Rotatória do Trevo da Armando Fajardo, Centro de Convivência Espaço Bem Viver, Pracinha do Planalto e Praça da Igreja São José Operário. Os locais receberão cenografia especial, iluminação temática e estruturas que valorizam a identidade coletiva da cidade e favorecem o turismo de compras, movimentando o comércio local.

Um dos destaques da programação é a segunda edição do Mercado de Natal, que se consolidou em 2024 como espaço de geração de renda para artesãos, pequenos produtores e empreendedores da economia criativa. Este ano, o mercado será ampliado e contará com nova cenografia, além de casinhas temáticas em madeira adaptadas para alimentação e exposição de produtos artesanais.
Financiamento Cultural – Este ano, apesar das limitações financeiras que inviabilizaram a contratação de atrações artísticas com recursos públicos e restringiu o escopo da licitação de decoração, a Casa de Cultura buscou alternativas para evitar que a cidade perdesse sua programação cultural de fim de ano.
A Fundação identificou, por meio da Lei Rouanet, um projeto da Associação Livre de Cultura e Esporte (Alce) – parceira do município no Festival Gastronômico deste ano – e articulou sua apresentação às empresas locais. Por meio da mobilização da Casa de Cultura, o projeto recebeu o patrocínio da Bemisa, que viabilizou a manutenção e ampliação das ações culturais de dezembro.
Com o incentivo, foi possível recuperar a decoração da Avenida Castelo Branco, garantir uma agenda contínua de apresentações culturais e potencializar o Mercado de Natal, mantendo ativa a circulação econômica e criativa durante o período festivo.
“O Natal é, para João Monlevade, uma expressão da coletividade. É quando a comunidade ocupa os espaços públicos, fortalece seus vínculos e renova o sentimento de pertencimento e harmonia. Por isso, tratamos a decoração e a programação natalina com extremo cuidado. Mesmo diante das restrições do orçamento, buscamos alternativas para que o município não perdesse sua fruição cultural e para que nossos empreendedores continuassem gerando renda. A parceria com a Alce e o patrocínio da Bemisa foram fundamentais para manter viva essa tradição tão importante para a cidade”, afirmou a diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio.
A vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) destacou a importância das parcerias para a realização das ações culturais. “Somos muito gratos à Alce pelo projeto apresentado e à Bemisa pelo investimento e pela confiança depositada na cultura, na comunidade e no fortalecimento da nossa economia criativa”, afirmou.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro elogiou a atuação da Fundação e destacou o impacto positivo da iniciativa. “A Casa de Cultura atuou de forma decisiva ao buscar por parcerias para a realização do evento. Graças a essa união de esforços, o Natal continua sendo um motor de desenvolvimento social e econômico para João Monlevade”, ressaltou.

Abertura oficial – A abertura oficial do Natal de Luz 2025 está programada para sábado, dia 29 de novembro, com a chegada do Papai Noel e espetáculo infantil. Segundo a Casa de Cultura, em virtude das parcerias, em todos os finais de semana serão promovidas atividades culturais no Mercado de Natal. A programação completa do será divulgada nos próximos dias pela Prefeitura de João Monlevade e pela Fundação Casa de Cultura.







