JOÃO MONLEVADE (MG) – Nesta quarta-feira dia 29 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do AVC, data em que são debatidas e divulgadas ações de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, que, no Brasil, supera o infarto em casos de óbito e que em 2024 foi a causa de mais de 85 mil mortes, de acordo com dados do DataSUS.
Em João Monlevade, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado diversas ações e iniciativas de conscientização em relação ao combate ao AVC e à sua prevenção, por meio dos setores de Atenção Primária à Saúde e Atenção Secundária à Saúde. Para a Secretaria, prevenir é a melhor forma de mudar o rumo de uma vida e, sendo assim, o município investe em prevenção, conscientização e cuidado contínuo.
Em 2024, foi sancionada a Lei Municipal 2.665/24, que institui no município o “Maio Vermelho”, período voltado para campanhas educativas sobre os acidentes vasculares cerebrais.
A Secretaria de Saúde também realiza o projeto Neurologia no Dia a Dia, implantado em dezembro de 2022 e que desde então tem alcançado resultados positivos. Inédito no município, o serviço procura dar atendimento neurológico qualificado e contínuo aos pacientes que sofrem com Epilepsia, Cefaleia e Acidente Vascular Cerebral. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Centro Itabirano de Neurociências (CIN), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) e Hospital Margarida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, a data é de extrema importância e aborda um tema de grande relevância para a saúde pública e, sendo assim, o município tem se dedicado ao assunto e obtido avanços significativos na melhoria do atendimento ao AVC. Ela também destaca o projeto Neurologia no Dia a Dia. “O projeto é pioneiro e veio para contemplar uma área importante na saúde. Ele conta com a capacitação dos profissionais da rede municipal com o objetivo de oferecer uma assistência mais qualificada, através da qual o usuário conta com um atendimento especializado com o neurologista. É um processo importante que precisa de continuidade, já que nossa intenção e missão com o Neurologia no Dia a Dia é mudar a realidade dos nossos pacientes de AVC”, destacou Raquel.
Além dos atendimentos ambulatoriais, a proposta inclui treinar médicos para melhores condutas em diagnósticos de cefaleia e reduzir pedidos de exames desnecessários. As equipes da Atenção Primária também são treinadas para reconhecer o paciente com o quadro de AVC e reagir de forma correta em casos de AVC, crises convulsivas e quedas.
Informação – Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade divulga um material informativo e de conscientização sobre o AVC. Nele constam informações de como identificar um AVC e estar preparado para a situação, já que agir rápido e reconhecer um acidente vascular cerebral a tempo pode salvar vidas e reduzir sequelas.
O material traz informações do Protocolo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o número de urgência do serviço, que é o (31) 3840-3350.
Durante toda a semana, também haverá “Salas de Espera” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município tratando do tema, com informações oferecidas aos pacientes.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade







