JOÃO MONLEVADE (MG) – A Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde de João Monlevade determinou, nesta terça-feira dia 15 de julho de 2025, a suspensão imediata do uso de glicosímetros e tiras dispensados no setor aos pacientes em tratamento de diabetes no município.
A orientação segue uma interdição cautelar dos insumos da marca “OK-Pro”, determinada pela Vigilância Sanitária Estadual para todos os municípios do Estado. Os insumos são adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que trabalha para resolver a situação o mais breve possível e garantir o fornecimento de novos insumos para o controle da glicemia aos pacientes.
A aquisição e a qualidade dos equipamentos fornecidos para pessoas com diagnóstico de diabetes, comprados pelo Governo do Estado, foram questionadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os dispositivos são usados para medir a concentração de glicose no sangue, também conhecida como “açúcar no sangue”.
Um documento encaminhado pela SES-MG aos municípios orientou a suspensão do uso dos dispositivos de forma preventiva, para “evitar a exposição e o consumo de produtos que possam ser prejudiciais à saúde”. A pasta reforçou que a recomendação é válida “até que a Vigilância Sanitária Estadual termine a avaliação da qualidade dos dispositivos, buscando evidências se os mesmos são seguros ou não para continuar sendo usados pelas pessoas, impedindo a comercialização, distribuição ou uso do produto até que sua segurança e eficácia sejam devidamente avaliadas”.
Números em João Monlevade
De acordo com o Setor de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, os aparelhos glicosímetros e as tiras de glicemia só são dispensados para usuários na Farmácia Municipal, sendo que os insumos não são encaminhados para as unidades básicas de saúde.
Ainda segundo o setor, até o momento, 737 aparelhos glicosímetros e 117.050 tiras de glicemia foram dispensadas pelo município.
Os glicosímetros são essenciais para o monitoramento da glicemia e, conforme a Política de Assistência Farmacêutica, são fornecidos gratuitamente à população em parceria entre o Estado e os municípios, junto a outros insumos, como insulinas, agulhas, seringas, fitas reagentes e lancetas.
Fonte e foto: Prefeitura de em João Monlevade