JOÃO MONLEVADE (MG) – A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carneirinhos está em fase de finalização. Com 91% dos serviços concluídos, após a realização dos testes de funcionamento, a obra será entregue ao município e passará a receber esgoto, já a partir do segundo semestre deste ano.
Localizada entre os bairros Areia Preta e Baú, às margens da avenida Getúlio Vargas, quando estiver em pleno funcionamento, a ETE vai beneficiar cerca de 20 bairros da cidade e será responsável por tratar 60% do esgoto gerado na cidade.
A estrutura da ETE inclui 20 mil metros de emissários de esgoto, além de instalações como estação elevatória, reatores e queimadores de gás. O tratamento de esgoto tem uma importância fundamental tanto para a qualidade de vida da população quanto para a preservação do meio ambiente, especialmente em regiões urbanas como João Monlevade.
O secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes, conta que acompanhou os trabalhos desde o início. “A ETE Carneirinhos é uma das mais importantes obras de infraestrutura da história do município. E tenho muito orgulho em dizer que participei dos primeiros passos para sua implantação, há mais de 10 anos. Enfrentamos diversos desafios, incluindo questões burocráticas e financeiras. Finalmente vamos conseguir concluí-la”, ressaltou Fabrício.
A retomada da implantação, em 2022, só foi possível após o município solucionar intercorrências no decorrer do empreendimento, como correções no projeto de concepção, elaboração de um novo cronograma e o reequilíbrio financeiro ajustado com a Degraus Engenharia e Empreendimentos Imobiliários Ltda, empresa executora da obra.

Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), a ETE Carneirinhos é um mais marco o município. “É uma conquista histórica para nossa cidade. Com sua operação, daremos um salto significativo na preservação ambiental, na saúde pública e na qualidade de vida da população. Este é um legado que deixaremos para as futuras gerações”, declarou Dr. Laércio.
Fonte e foto: Prefeitura de João Monlevade