JOÃO MONLEVADE (MG) – Os alunos participantes do projeto Parlamento Jovem 2023 receberam certificados da Câmara Municipal de João Monlevade, na tarde dessa quinta-feira. A solenidade marca o encerramento do projeto. Esta é a 9ª vez que a Câmara participa do projeto, que está em sua 19ª edição. Cerca de 25 estudantes do ensino médio estiveram inscritos no PJ, sendo estes das escolas: Centro Educacional Roberto Porto (CERP), Manoel Loureiro, CESP, Luiz Prisco de Braga, Colégio Kennedy e Alberto Pereira Lima.
A cidade de João Monlevade integra o Polo Médio Piracicaba, composto também pelas cidades de Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas. A coordenação do projeto no município ficou a cargo das servidoras Leticia Mafra, Nilma Linhares, Juliane Cássia Castro Simon, Giulia Leite e Conceição Mol.
O tema trabalhado este ano foi “Jovem e o Mercado de Trabalho”. Durante o ano, foram desenvolvidas várias atividades com os estudantes, entre elas
palestras, debates, cursos e bate-papos, para que os jovens se familiarizassem com o assunto. Após estudar o tema, eles elaboraram propostas que foram priorizadas nas Plenárias Municipal e Regional, até que seis foram levadas a votação na Plenária Estadual em Belo Horizonte, ocorrida no dia 22 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, jovens de 132 municípios mineiros discutiram e votaram as matérias, culminando em um documento final com 12 propostas, entregue a Comissão de Participação Popular da ALMG.
Participaram da entrega dos certificados o vereador Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB) e Thiago Titó (PDT). Também estiveram presentes a Inspetora Escolar, Tereza Cristina Ferreira Oliveira, representando o Diretor da Secretaria Regional de Ensino de Nova Era, o coordenador do CAT-SINE, Gilliard Ribeiro, a chefe de Recursos Humanos da Câmara, Ana Paula Cota Moreira e a representante da ArcelorMittal Monlevade, Mônica Guimarães.
Em discurso, as autoridades destacaram o empenho dos jovens para a elaboração das propostas e o engajamento com o projeto. Além disso, eles ressaltaram a importância da participação do jovem na política e encorajaram os estudantes a continuarem atuando em prol do município.
Por sua vez, os alunos Rodolfo de Assis Bretas, Sthefany Ferreira Mendes Batista e João Lucas Costa compartilharam seus depoimentos sobre a experiência enriquecedora de participar no projeto. Com gratidão, eles expressaram profundo agradecimento à Casa pela oportunidade de envolvimento, destacando que o Parlamento Jovem não apenas os empoderou como cidadãos, mas também ampliou significativamente seu entendimento sobre a política. Eles ressaltaram como essa experiência os inspirou a se envolverem ativamente na sociedade, fornecendo-lhes uma base sólida de conhecimento e habilidades que certamente moldarão seus futuros.
Para 2024, o tema a ser abordado será “Jovem e o mercado de trabalho”.
Fonte e foto: Câmara de Vereadores de João Monlevade