SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG) – Uma inovação para a melhoria da qualidade do ensino em São Gonçalo do Rio Abaixo aconteceu há 15 anos. A implantação da primeira escola de tempo integral dividiu opiniões de pais e educadores a princípio, mas, atualmente segue como exemplo de cuidado com o ensino/aprendizagem do estudante como um todo, contribuindo para a formação de são-gonçalenses que desenvolvem sua cidadania plena. Uma história que precisa ser documentada e comemorada, para conhecimento geral e exemplo para todo o Brasil. Portanto, neste sábado, 24, a comunidade escolar envolvida nessa trajetória estará presente na instituição para rememorar os bons momentos da Escola Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos.
A escola foi criada no ano de 2008, pelo então prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), idealizador do projeto de ensino integral no município. “A proposta surgiu do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que tem como bandeira a educação, pregada pelo seu fundador Leonel Brizola, implementada pelo educador, Darcy Ribeiro”, contou. A partir de então, diversas visitas foram feitas à cidade de Americana, no Estado de São Paulo, para a instalação de um modelo de ensino de Tempo Integral com as disciplinas do núcleo comum, intercaladas com as oficinas de Arte em Expressão, Música, Lazer dentre outras.
Para o idealizador e atual prefeito da cidade, Raimundo Nonato, o momento é de celebrar o ensino integral do município. “Possuímos o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Médio Piracicaba e merecedor dos prêmios recebidos, como por exemplo, de Melhor Merenda Escolar do Brasil. Temos orgulho em dizer que garantimos o desenvolvimento de nossos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Assim, priorizamos o nosso maior patrimônio – o ser humano”, ressaltou.
A experiência do ensino em tempo integral é tão positiva que a cidade possui duas outras unidades, na localidade de Vargem Alegre e no bairro Recreio. Outra unidade está em construção na zona rural de Pacas.
Fonte e foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo