ITABIRA
FEBRE AMARELA
Secretaria de Saúde intensifica vacinação casa a casa em Itabira
09/03/2018 às 10:46:05
ITABIRA (MG) - Desde o final do mês de fevereiro de 2018, profissionais de saúde estão indo de casa em casa  para apurar a situação de vacinação da população e imunizar contra a febre amarela aqueles que ainda não foram imunizados. 
A ação começou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem o levantamento nominal dos não vacinados e orientam para que procurem uma unidade de saúde. De acordo com a superintendente de Ações em Saúde, Heloísa Helena Martins, este trabalho já está surtindo efeito. O número de pessoas para se vacinarem aumentou em todas as unidades de saúde.
Levando em conta os endereços constados nas notificações da doença, profissionais dos PSFs também estão fazendo uma verdadeira varredura no município para tentar o bloqueio da doença. De casa em casa, esta equipe está imunizando os moradores. As primeiras ações de intensificação ocorreram no Barreiro – incluindo o entorno –, Santa Marta, Santa Ruth, Gabiroba, Centro e Vila Santa Rosa. 
“Escolhemos o Barreiro para começar porque já registramos três mortes naquela região: uma no próprio Barreiro, uma no Morro do Chapéu e outra na localidade de Cachoeiras. O Santa Marta é porque, além de termos um caso em investigação, é uma região com mata”, explicou Heloísa Martins. Durante esta semana o trabalho continua de casa em casa.
Também, para impedir o avanço da doença, duas ações são deflagradas quando é registrado um caso suspeito: a inspeção a Secretaria de Saúde, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, está fazendo a inspeção das matas no entorno do bairro onde reside a pessoa com suspeita de febre amarela. Também no entorno da casa da pessoa com suspeita, a Secretaria de Saúde está aplicando UBV. 
Vacinação – Para aumentar o bloqueio contra a febre amarela, durante o mês de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde montou esquema especial. Na semana que antecedeu o Carnaval, a Policlínica estendeu seu horário de funcionamento até as 20h para vacinar. No dia 24, sábado, a Policlínica também funcionou das 8h às 16h exclusivamente para vacinar contra a febre amarela. Foram imunizadas mais de 500 pessoas. Entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, oito unidades de saúde funcionaram em esquema especial – até às 20h – para vacinação. No dia 3 de março, nove unidades de saúde – inclusive os PSFs de Senhora do Carmo e Ipoema – fizeram plantão para imunização contra a febre amarela. 
A superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta alerta mais uma vez: “a vacinação é a forma mais eficaz e segura para evitar a doença. Conclamo, mais uma vez a todos aqueles que ainda não se vacinaram, a procurar uma unidade de saúde e se imunizar. Todos os óbitos registrados em Itabira foram de pessoas sem histórico vacinal”, informa.
A doença – Em Itabira, no período de 27 de janeiro a 21 de fevereiro, seis pessoas morreram vítimas da febre amarela – cinco homens com idades entre 38 e 54 anos e uma mulher de 50 anos – confirmadas por febre amarela. Uma pessoa foi diagnosticada com a doença e continua internada. Outras 14 pessoas que tiveram sintomas da doença aguardam resultado do exame.
As mortes ocorreram nos bairros Major Lage de Baixo, Barreiro, Campestre, Gabiroba de Cima e nas localidades rurais de Morro do Chapéu e Cachoeiras.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SAIU PARA SE TRATAR
17/10/2018 às 16:59:35 Homem em prisão domiciliar é preso com garrucha nas ruas do bairro Fênix

SEIS MORTOS
15/10/2018 às 16:18:10 Acidente entre Van e carreta deixa 11 feridos e seis mortos na BR-381

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
14/10/2018 às 15:40:37 Paulinho Balão capota Ford Ka após ser baleado nas costas

COLISÃO FATAL
13/10/2018 às 15:07:16 Motoqueiro morre e passageiro fica gravemente ferido ao bater em caminhão

MÁSCARA DO CAPETA
12/10/2018 às 13:04:33 Criminoso usando máscara do “capeta” rouba Ford Ka no Vale do Sol e depois abandona o veiculo na Pureza

TIROS NO FÊNIX
11/10/2018 às 12:18:37 Três casas são atingidas por tiros disparados por criminosos no bairro Fênix

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
09/10/2018 às 13:40:15 Homem é suspeito de estuprar a neta de apenas cinco anos em João Monlevade









© FATOS DE MINAS 2018. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato