GERAL
ALERTA DE ROMPIMENTO
Vale evacua localidades abaixo da barragem da Mina Gongo Soco em Barão de Cocais
08/02/2019 às 12:31:48
BARÃO DE COCAIS (MG) – Cerca de 500 pessoas saíram correndo de suas casas e fugiram pelo mato até a parte mais alta do terreno, quando a sirene de alerta de rompimento da barragem da mina Gongo Soco tocou, por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira dia 8 de fevereiro de 2019. Foram evacuadas as localidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, onde moram cerca de 70 famílias.
Segundo informações dos moradores, o pânico foi geral, principalmente porque ainda esta forte na memoria a tragédia de Brumadinho, onde há duas semanas a barragem da Mina do Feijão estourou e matou centenas de funcionários da Vale e também moradores da região.
Os moradores contaram ao Fatos de Minas que assim que a sirene tocou alertando do perigo de rompimento da barragem, eles saíram correndo, algumas mulheres ainda de camisola, pessoas acamadas sendo colocadas em lenções e puxadas pelo meio do mato, deixando documento e até as casas abertas.
Eles contaram que correram para uma parte mais alta onde ficariam fora de perigo, mas reclamaram que ficaram no local por cerca de duas horas até chegar as equipes de emergência da mineradora, que enviou vans e ônibus para a retirada das famílias, que foram levadas ao ginásio poliesportivo de Barão de Cocais.
No ginásio, funcionários da Vale cadastraram as pessoas e as enviaram para hotéis de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Cocais e da região. Foi distribuído lanches para os desalojados, mas alguns reclamavam que não tinham informações do que seria feito para eles retomarem para suas casas em segurança.
Foi montada uma força tarefa com policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários, policiais de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado e do Município, Equipes de Resgate Voluntario, Corpo de Bombeiros, funcionários da Prefeitura de Barão de Cocais, entre outras entidades.
Em todas as estradas de acesso à mina f oi realizado um cerco bloqueio impedindo moradores de retornar para suas casas, impedindo também a ação de criminosos uma vez que as casas estariam abandonadas e também evitando que alguém pudesse correr o risco de estar na estrada caso ocorresse o rompimento da barragem.
A estrada margeia o rio São João e caso ocorresse o rompimento, seria pelo rio que a lama de rejeito desceria até chegar na cidade de Barão de Cocais, que fica a cerca de 12 kms da mina.
A principio a Vale e a Polícia Militar iriam dar uma coletiva de imprensa ainda na manhã desta sexta-feira (08), mas a coletiva foi cancelada. A PM disse que a Vale iria manifestar e a empresa alegou que iria manifestar para a imprensa apenas através de nota.
CONFIRA A NOTA ENVIADA À IMPRENSA ÀS 3H DESTA SEXTA-FEIRA DIA 8 DE FEVEREIRO DE 2019.
“Vale informa sobre barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)
A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
A ação teve início na madrugada de hoje (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.
Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2).” Fonte: Assessoria de imprensa da Vale.
Até o fechamento desta edição a Assessoria de imprensa da Vale ainda não havia emitido nova nota a respeito da situação em Barão de Cocais.
FABIANO PALAURO – FATOS DE MINAS
 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACIDENTE FATAL
16/02/2019 às 14:00:26 Casal morre afogado ao cair com carro dentro de rio no distrito de Ipoema em Itabira

TRÁFICO DE DROGAS
14/02/2019 às 01:33:13 Militares da Rocca prendem homem com onze buchas de maconha no Juca Rosa

MANDADO DE PRISÃO
09/02/2019 às 00:00:57 Polícia Civil cumpri mandado de prisão e prende suspeito de tráfico de drogas

CAIU NO CANAL
08/02/2019 às 23:17:13 Homem com sintomas de embriagues desequilibra e cai no canal do Praia

ALERTA DE ROMPIMENTO
08/02/2019 às 12:31:48 Vale evacua localidades abaixo da barragem da Mina Gongo Soco em Barão de Cocais

CAIU NA LINHA FÉRREA
07/02/2019 às 12:25:37 Fiat Punto roda na pista e para em cima da linha férrea na Estrada 105

QUADRILHA PRESA
07/02/2019 às 21:24:07 Polícia Rodoviária de Itabira desmancha quadrilha de assaltantes da grande BH









© FATOS DE MINAS 2019. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato